A dispareunia é uma patologia que afeta apenas as mulheres e que se caracteriza por dores durante as relações sexuais. Existem diferentes tipos de dispareunia:
A dispareunia pode ter diversas origens: ela pode ser consequência de uma infecção local, frequentemente uma doença sexualmente transmissível, no nível dos órgãos genitais como uma vulvo-vaginite, um defeito de lubrificação vaginal, uma ferida próxima, geralmente após um parto difícil e particularmente em casos de episiotomia, a endometriose que é a presença em uma localização anormal do endométrio, parede interna do útero... Uma causa psicológica também pode estar na origem das dispareunias.
as manifestações da dispareunia são as seguintes:
Outros sinais podem estar presentes e orientados para uma causa particular como a fraca lubrificação da vagina, sinais de inflamação dos órgãos genitais externos em caso de infecção genital...
Para diagnosticar e portanto explicar a dispareunia, o médico ou ginecologista questionará seu paciente sobre suas dores. Ele procederá em seguida a um exame clínico e depois um exame ginecológico. Exames complementares podem ser solicitados, tais como:
se a dispareunia for orgânica, a patologia responsável pela dispareunia será curada e as dores poderão parar progressivamente. O tratamento pode incluir antibióticos, antifúngicos, tratamentos hormonais ou utilização de lubrificantes de acordo com a patologia em causa.
Se a dispareunia for psicológica, o médico poderá propor a seu paciente um tratamento psicológico ou às vezes uma terapia de casal se necessário.
Para evitar a dispareunia, é essencial obter uma excitação mínima ou utilizar um lubrificante para uma lubrificação suficiente permitindo evitar relações sexuais dolorosas. É necessário igualmente ter uma boa qualidade da sua higiene íntima sem ser muito agressiva na flora natural dos órgãos genitais femininos.