a diarreia é um transtorno do trânsito que se caracteriza por fezes moles, até líquidas, em quantidades anormalmente elevadas ou com uma frequência de surgimento aumentada, da ordem de diversas vezes por dia. A diarreia pode ser pontual, evoluindo sobre menos de 2 semanas, caso no qual falamos de diarreia aguda, ou crônica quando os sintomas duram durante mais de um mês. A diarreia não é uma doença mas sim o sintoma de outra patologia e pode se encontrar em diversas doenças. De acordo com o caráter aguda ou crônico, as causas são diferentes. A título não exaustivo, as diarreias agudas e infecciosas são as mais comuns. Entre elas, a gastro-enterite aguda de origem viral, as diarreias bacterianas causadas por salmonelas, com Shigella, Campylobacter, por exemplo, a diarreia causada por medicamentos, incluindo antibióticos, intoxicação alimentar ... Para as diarreias crônicas, ela pode ser encontrada mas causas medicamentosas, infecções parasitárias, doenças crônicas dos intestinos como a doença de Crohn ou a rectocolite hemorrágica, a doença celíaca, uma hipertireoide ou cânceres, principalmente afetando o cólon.
os sintomas da diarreia são os seguintes:
Esse único critério permite definir a presença deste sintoma, mas não identifica a causa desse problema no intestino. São os outros sinais clínicos e o contexto que permitirão orientar o cuidador para uma causa suspeitada.
fazer o diagnóstico de um sintoma não é uma escolha difícil. É fazer o diagnóstico da causa desse sintoma que será mais complicado. Assim o médico deverá fazer um interrogatório preciso procurando:
Se o diagnóstico não for evidente durante esse interrogatório, exames complementares orientados de acordo com as causas suspeitadas na sua emissão serão realizados: