Lichen

Faça uma pergunta

Definição

O lichen plano é uma doença cutânea de origem ainda desconhecida. Ele pode igualmente afetas as mucosas que são tecidos cobrindo alguns tubos do organismo, presentes principalmente na boca, mais raramente nos órgãos genitais. O lichen plano evolui de maneira crônica e continua presente sobre as partes afetadas durante diversos meses. Existem diferentes tipos de lichen plano, cujas variações mínimas são negócios de especialistas.

Manifestações

o lichen plano se manifesta habitualmente pela:
  • Aparição de lesões cutâneas, como pápulas, pequenos relevos sobre a pele ou nas mucosas cuja localização pode variar;
  • Essas pápulas podem ser vermelhas, marrons ou levemente violetas;
  • Normalmente, as áreas afetadas são os punhos, antebraços, cotovelos, costas, joelhos;
  • Coceiras das lesões da pele chamadas pruridos;
  • Mucosas, principais bucais, são bem mais raramente afetadas;
  • Quando elas afetam os órgãos genitais externos, elas se localizam na glândula no homem e na vulva nas mulheres;
  • Lesões sobre as mucosas não coçam.

Diagnóstico

O diagnóstico é geralmente feito sobre a clínica, e uma consulta dermatológica pode ser necessária. Às vezes, a realização de uma biopsia, uma amostra das lesões para seu estudo, permite confirmar o diagnóstico. De fato, o risco de evolução em câncer é maior quando o lichen se manifesta sobre um plano genital.

Tratamento

o tratamento vai se apoiar sobre a aplicação local de corticoides em forma de cremes ou pomadas, que poderá diminuir a duração da doença. A corticoterapia pode ser acompanhada da tomada de anti-histamínicos, utilizados para reduzir o incômodo causado pelo prurido. Uma terapia com utilização de luz terá igualmente efeitos benéficos.
Dra. Marta Marnet

CCM Saúde é uma publicação informativa realizada por uma equipe de especialistas de saúde e redatores supervisionados pela Dra. Marta Marnet (número de registro 19741 no Colégio de Médicos de Barcelona, Espanha).

Mais informações sobre a equipe do CCM Saúde

Veja também

Publicado por asevere. Última modificação: 16 de dezembro de 2014 às 14:48 por asevere.

Este documento, intitulado 'Lichen', está disponível sob a licença Creative Commons. Você pode copiar e/ou modificar o conteúdo desta página com base nas condições estipuladas pela licença. Não se esqueça de creditar o CCM Saúde (saude.ccm.net) ao utilizar este artigo.