as nevralgias faciais se manifestam por dores agudas (ou paroxísticas) de um ou mais territórios da face. O nervo trigêmeo é um nervo craniano que garante por sua vez a sensibilidade da face por intermediário de três ramos, mas também o movimento dos músculos permitindo a mastigação. Em caso de problema neste nervo, isso resulta em sintomas podendo se identificar a essas funções, como transtornos da sensibilidade da face. Distinguimos classicamente dois tipos de nevralgias da face: a nevralgia chamada de essencialmente do trigêmeo, sem causa identificada e aparecendo principalmente nas mulheres em torno de 50 anos, e a nevralgia secundária a outras patologias causando a compressão ou irritação deste nervo ou de um dos seus ramos sobre o seu trajeto.
a nevralgia essencial do trigêmeo se manifesta pelos sintomas seguintes:
A nevralgia secundária do trigêmeo apresenta algumas variantes, principalmente a persistência de uma dor entre as crises dolorosas. Os três ramos podem ser afetados simultaneamente.
um exame clínico é suficiente geralmente para diagnosticar uma nevralgia facial. Enquanto isso, certo número de exames complementares serão realizados para procurar uma causa identificável para essas dores nervosas: um scanner cerebral ou IRM, além de uma análise de sangue, serão geralmente necessários.
quando uma causa é identificada pelos exames complementares, seu tratamento é indispensável. Para as nevralgias essenciais do trigêmeo, medicamentos, geralmente da classe dos antiepiléticos, são utilizados. Duas outras técnicas são consideradas em casos de incômodo importante apesar dos tratamentos médicos: uma intervenção cirúrgica para descomprimir o nervo, ou uma termocoagulação percutânea.
a nevralgia facial é geralmente inacessível a uma prevenção.