a oftalmia simpatética é uma uveite anterior aguda, ou seja, uma inflamação da uvea, parte do olho envolvendo principalmente a íris, a parte colorido do olho que serve para regular a quantidade de luz, a pupila, mas também o corpo ciliar. Essa inflamação surge geralmente algum tempo depois de um traumatismo de um ou dos dois olhos e pode afetar o olho não traumatizado inicialmente. Esse problema do outro olho é causado por uma reação retardada de origem autoimune, ou seja, pela agressão das células do organismo pelos seus próprios anticorpos. Fora dos traumatismos, outras causas são possíveis, principalmente uma intervenção cirúrgica sobre o olho.
os sintomas da oftalmia simpática são os seguintes:
o diagnóstico da oftalmia simpática se baseia sobre o exame dos sinais físicos e os antecedentes do paciente. Se um traumatismo tiver ocorrido nas semanas precedentes, o diagnóstico é fortemente suspeitado. Nos casos duvidosos, exames oftalmológicos especializados ou uma amostra sanguínea podem ser necessários para eliminar outras origens dessa uveite.
o tratamento da oftalmia simpática utiliza corticoides, sobre diversas semanas, com uma diminuição progressiva. Se o tratamento não for suficiente, imunossupressores podem ser prescritos. Nos casos mais graves, a cirurgia é considerada.
em caso de traumatismo ocular recente importante, é necessário consultar um médico em caso de dor ocular ou de baixa acuidade visual.