Osteomalacia


Definição

A osteomalácia é uma descalcificação óssea. A causa principal desta doença é uma insuficiência em vitamina D, causada por uma alimentação desequilibrada ou a um problema de absorção intestinal dessa vitamina. Esse fenômeno se explica por violentas e frequentes diarreias ou ainda pelo consumo de alguns tratamentos. Nas crianças, a osteomalácia é um raquitismo. Existem diversos tipos de osteomalácia: é a osteomalicia axial, que afeta a coluna vertebral, a osteomalácia vitaminoresistente, anomalia genética que bloqueia a síntese da vitamina D, e a osteomalácia hipofosfatêmica, causada por uma disfunção renal.

Manifestações

os sintomas da osteomalácia são:
  • Dores ósseas importantes;
  • Uma grande fadiga muscular, que causa problemas para caminhada;
  • Dores dorsais e torácicas;
  • Uma compactação da coluna vertebral nos casos mais graves.

Diagnóstico

o diagnóstico da osteomalácia é feito graças às análises sanguíneas revelando taxas de vitamina D, de cálcio e fósforo muito baixas. Um exame radiológico permite revelar a doença. Por fim, a imagem é embaçada e os ossos são fissurados e deformados. Essas fissuras, são concentradas no tórax, nas costelas e na tíbia. Uma biopsia óssea será realizada para confirmar esse diagnóstico.

Tratamento

o tratamento da osteomalácia se faz pela administração de vitamina D. Esse consumo é alimentar ou medicamentoso de acordo com a gravidade da doença. Entre os alimentos ricos em vitamina D, podemos citar a gema do ovo, o arenque, camarões e salmão. Uma exposição regular ao sol também é recomendada para melhor fixar a vitamina D sobre os ossos.

Prevenção

para prevenir as osteomalácia, é necessário optar por uma alimentação rica em vitamina D e garantir uma exposição solar mínima.

Veja também

Publicado por asevere. Última modificação: 16 de dezembro de 2014 às 14:48 por asevere.
Este documento, intitulado 'Osteomalacia', está disponível sob a licença Creative Commons. Você pode copiar e/ou modificar o conteúdo desta página com base nas condições estipuladas pela licença. Não se esqueça de creditar o CCM Saúde (saude.ccm.net) ao utilizar este artigo.
Otospongiose
Osteonecrose