A osteomalácia é uma descalcificação óssea. A causa principal desta doença é uma insuficiência em vitamina D, causada por uma alimentação desequilibrada ou a um problema de absorção intestinal dessa vitamina. Esse fenômeno se explica por violentas e frequentes diarreias ou ainda pelo consumo de alguns tratamentos. Nas crianças, a osteomalácia é um raquitismo. Existem diversos tipos de osteomalácia: é a osteomalicia axial, que afeta a coluna vertebral, a osteomalácia vitaminoresistente, anomalia genética que bloqueia a síntese da vitamina D, e a osteomalácia hipofosfatêmica, causada por uma disfunção renal.
os sintomas da osteomalácia são:
o diagnóstico da osteomalácia é feito graças às análises sanguíneas revelando taxas de vitamina D, de cálcio e fósforo muito baixas. Um exame radiológico permite revelar a doença. Por fim, a imagem é embaçada e os ossos são fissurados e deformados. Essas fissuras, são concentradas no tórax, nas costelas e na tíbia. Uma biopsia óssea será realizada para confirmar esse diagnóstico.
o tratamento da osteomalácia se faz pela administração de vitamina D. Esse consumo é alimentar ou medicamentoso de acordo com a gravidade da doença. Entre os alimentos ricos em vitamina D, podemos citar a gema do ovo, o arenque, camarões e salmão. Uma exposição regular ao sol também é recomendada para melhor fixar a vitamina D sobre os ossos.
para prevenir as osteomalácia, é necessário optar por uma alimentação rica em vitamina D e garantir uma exposição solar mínima.