a osteonecrose é a decomposição e morte dos tecidos ósseos. Falamos também de infarto ósseo. Essa patologia surge no momento onde a irritação vascular do tecido é interrompida. A doença afeta principalmente ossos longos como o fêmur mas também ossos curtos. Existem diversas causas para este fenômeno, como os traumatismos causando uma fratura do colo do fêmur, uma fratura do pulso, algumas doenças como a drepanocitose, patologias ligadas ao alcoolismo e ao consumo de corticoides durante um longo período. A osteonecrose é genética e hereditária. Ela aparece entre 30 e 60 anos e afeta mais os homens do que as mulheres.
a osteonecrose se manifesta da maneira seguinte:
o diagnóstico de uma osteonecrose se faz através de um interrogatório durante o qual o médico tenta descobrir os antecedentes familiares e a duração das dores. Em seguida, ele procede a dois exames conforme escolha: a cintilografia óssea ou IRM. A radiografia é desaconselhada pois ela não dá resultados provados, apenas em um estágio muito avançado da doença, quando o osso necrosado está totalmente em colapso.
o tratamento da osteonecrose é geralmente muito difícil. Ele consiste em limpar o osso afetado para em seguida efetuar uma perfuração do osso. Em outros casos, um transplante ósseo pode ser uma solução. Outras técnicas cirúrgicas também são consideradas, como a injeção de cimento acrílico e um preenchimento de células tronco ósseas. Nos casos mais graves, o cirurgião optará por uma prótese total da articulação. É frequentemente o caso quando a bacia é afetada. Enquanto isso, se a doença é detectada cedo, o consumo de analgésicos e uma utilização limitada da articulação afetada são suficientes. Mas é necessário, a longo prazo, recorrer à cirurgia pois os tratamentos médicos tem por objetivo apenas diminuir a velocidade da evolução da doença.
a prevenção da osteonecrose é difícil pois na maioria dos casos, as causas da doença são desconhecidas. Enquanto isso, é possível reduzir os riscos limitando seu consumo de álcool e evitando as fortes doses de corticoides.