Otite média aguda


Definição

a otite média aguda é uma inflamação no ouvido médio. Elas podem ser agudas como na otite externa ou a otite médica aguda, ou crônica como nas otites sero-mucosas. Elas são geralmente benignas, e elas se curam espontaneamente sem sequelas. A otite média aguda é de longe a mais comum e é geralmente causada por uma infecção causada por um vírus ou uma bactéria.

Manifestações

os sintomas da otite média aguda são característicos. Tratam-se de dores severas no ouvido, podendo ser acompanhadas de uma sensação de ouvido entupido ou de uma baixa da audição. Ela é geralmente associada a uma gripe, uma febre e às vezes um escoamento da orelha. Nas crianças, os sinais digestivos como uma diarreia ou vômitos podem estar presentes.
Na otite externa, a dor quando encostamos na orelha é característica.

Diagnóstico

o diagnóstico da otite requer um exame do interior da orelha com a ajuda de um otoscópio (aparelho específico para visualizar o ouvido). Geralmente, nenhum exame complementar é necessário para o diagnóstico, o aspecto do tímpano e do tubo auditivo externo é o suficientes para realizar o diagnóstico de otite externa, ou otite média aguda.

Tratamento

o tratamento da otite média aguda é essencialmente sintomático. Ele tem por objetivo amenizar as dores, conter a febre e tratar a infecção. Os analgésicos possuem também um efeito duplo, às vezes sobre a febre mas também sobre as dores, e são associados aos antibióticos em casos de suspeita de origem bacteriana. Em paralelo, uma desobstrução do tubo auditivo com soro fisiológico ou descongestionantes nas grandes crianças é indicado. Em caso de otite muito dolorosa ou complicações, ou se os mesmos se repetem com frequência, uma paracentese com uso de aeradores trans-tímpânicos, ou diabolôs, através de tímpano, limitam as reincidências.

Prevenção

a paracentese ou uso de arejadores transtimpânicos comumente chamados de diabolos, permitem prevenir o surgimento de um novo episódio de otite após múltiplas inflamações ou complicações.
Publicado por asevere. Última modificação: 16 de dezembro de 2014 às 14:48 por asevere.
Este documento, intitulado 'Otite média aguda', está disponível sob a licença Creative Commons. Você pode copiar e/ou modificar o conteúdo desta página com base nas condições estipuladas pela licença. Não se esqueça de creditar o CCM Saúde (saude.ccm.net) ao utilizar este artigo.
Osteonecrose
Otite barotraumática