falamos de uma unha que está incarnada quando ela se infiltra de maneira anormal nos tecidos periféricos, o que é responsável pela sua inflamação. A unha incarnada se localiza na maioria dos casos no dedão do pé. As unhas dos dedos do pé, mas também das mãos, podem igualmente se incarnar.
a unha incarnada é fácil de identificar com uma parte da unha que se insere na pele. A unha pode parecer espessa. A dor, sentida em torno da unha, se intensifica com a pressão: se calçar ou andar podem se tornar atos dolorosos nos casos avançados. O paciente constata uma vermelhidão causada pela inflamação com, às vezes, presença de pus. A zona afetada pode estar inchada. Ela é causada também quando a pele se corta e que um inchaço se forma em torno da unha incarnada.
o diagnóstico é confirmado durante exame clínico.
no caso de uma sobreinfecção, um tratamento antibiótico e sessões em um podólogo podem ser necessárias. A unha incarnada pode precisar de uma intervenção cirurgia em que a matriz está em partes, ou em casos extremos, totalmente inexistente. Quando a unha incarnada é causada por um conflito entre o 1º e 2º dedo do pé, é aconselhado ao paciente utilizar um separador de dedos para evitar o atrito.
para prevenir a unha incarnada, a solução consiste em observar uma higiene das unhas. Seu corte deve ser realizado regularmente com tesouras específicas desinfectadas, ela não deve ser muito curta sobre as bordas da unha para que a mesma não repouse sobre a derme. Deveremos igualmente evitar:
Por fim, é aconselhado consultar um médico em caso de: