a queilite é uma lesão cutânea inflamatória situada sobre os cantos dos lábios. Ela é geralmente de origem infecciosa. Ela é principalmente encontrada nas infecções micósicas de Cândida albicans (um fungo microscópico), pode ter como origem um vírus como na herpética, uma bactéria como na sífilis ou uma infecção a estreptococo. Uma causa nutricional pode igualmente ser possível. Fora das formas causadas pela Cândida, particularmente nas pessoas de idade ou nos pacientes imunodeprimidos, ou seja, cujas defesas são diminuídas, a queilite aparece geralmente na criança onde ela é geralmente secundária a uma impetiginização, que é uma sobre infecção de uma lesão causada por um estreptococo.
as queilites são as mais comumente bilaterais: elas aparecem nos dois cantos dos lábios. Os cantos de tornam muito secos, de cor avermelhada, mais raramente esbranquiçada. Essas lesões evoluem em fissuras ou crostas dolorosas quando se tenta falar, sorrir ou se alimentar, o que ao mesmo tempo interfere na cicatrização. A queilite pode às vezes se estender à bochecha ou ao interior da boca. Em caso de lesão de impetigo, a queilite pode aparecer de forma levemente amarelada.
o diagnóstico da queilite é clínico, e nenhum exame complementar é necessário.
é fortemente desaconselhado umidificar os lábios com a língua para combater o ressecamento das feridas: isso apenas retardará a cicatrização e potencialmente infectará as zonas. Geralmente, a infecção passa por conta própria. Em caso de lesão amarelada, um tratamento antibiótico é colocado em prática. Em uma pessoa conhecida como imunodeprimidas e se as lesões bucais de cândida (sapinho bucal) são associadas, medicamentos antifúngicos podem ser dados. Em caso de infecção resistente, é aconselhado consultar um médico, que prescreverá um creme antifúngico (que mata os fungos) ou antibacteriano de acordo com a origem suspeitada.
Para evitar as reincidências, é necessário antes de tudo parar de lamber as bordas da boca: a umidificação cria um contexto favorável à intrusão de bactérias e fungos. Pense por outro lado, se você tem a tendência em ter lábios secos, em hidrata-los regularmente com um batom de lábios. Por fim, uma boa higiene e cuidados dentários regulares são primordiais.