Poliartrite


Definição

a poliartrite crônica é um reumatismo inflamatório crônico se caracterizando pelo problema simultâneo de diversas articulações, que se prolonga durante o tempo. Distinguimos diversas formas de poliartrite crônica, o mais típico sendo a poliartrite reumatoide que afeta três vezes mais mulheres do que homens e começa geralmente em torno dos 50 anos. A espondilartrite anquilosante é igualmente uma doença inflamatória crônica das articulações podendo afetar diversas articulações, principalmente uma articulação da bacia entre o sacro e a asa do ilíaco, e as articulações da coluna vertebral. Outros tipos de doenças reumáticas afetam mais articulações de maneira menos comum como a gota, mas que são mais comumente transitórias, algumas são agrupadas sob o vocábulo de conectividades. Localizações disseminadas da artrose causam igualmente uma poliartrite crônica quando existe uma forma crônica de poliartrite afetando a criança, a poliartrite crônica juvenil.

Manifestações

a poliartrite crônica se manifesta da maneira seguinte:
  • Dores articulares afetando diversas articulações diferentes;
  • Articulações quentes, aumentadas em volume;
  • Uma sensação de rigidez no nível das articulações afetadas;
  • Deformações às vezes durante a evolução, principalmente na poliartrite reumatoide;
  • Aparição de nódulos (em estágios avançados).

Diagnóstico

o diagnostic da poliartrite crônica é suspeitada diante do aspecto pluri-articular do problema e sua evolução durante diversos meses. Radiografias das articulações afetadas para detectar trações de erosão ou sinais de desmineralização, são frequentemente realizados. Exames biológicos podem também ser efetuados sobre amostras sanguíneas, para procurar sinais de inflamação. Uma punção de líquido articular pode ser feita em caso de inchaço, presença de líquido em uma articulação.

Tratamento

uma poliartrite crônica não se cura. Sua evolução se faz para o agravamento dos problemas. O tratamento da doença deve ser precoce e específico do reumatismo identificado para diminuir se possível a evolução e diminuir os sintomas. O médico poderá prescrever ao paciente em um primeiro momento analgésicos contra a dor e anti-inflamatórios não esteroides, ou fazer realizar injeções locais de corticoides. Algumas patologias possuem tratamentos específicos como a poliartrite reumatoide ou a espondilartrite anquilosante com o metotrexato por exemplo.

Veja também

Publicado por asevere. Última modificação: 16 de dezembro de 2014 às 14:49 por asevere.
Este documento, intitulado 'Poliartrite', está disponível sob a licença Creative Commons. Você pode copiar e/ou modificar o conteúdo desta página com base nas condições estipuladas pela licença. Não se esqueça de creditar o CCM Saúde (saude.ccm.net) ao utilizar este artigo.
Polaquiuria
Polinevrite