a pseudo-poliartrite rizomélica é um reumatismo inflamatório, conhecido também sob o nome de síndrome de Forestier-Certonicy. A pseudo-poliartrite rizomélica aparece geralmente a partir dos 50 anos e afeta mais comumente as mulheres do que os homens. Essa doença evolui por ataques sucessivos e a regra é a cura em após alguns anos de evolução. A pseudo-poliartrite rizomélica é muito comumente associada à presença de outra patologia, a doença de Horton. A doença de Horton é uma vascularite - inflamação dos vasos sanguíneos - que afeta as artérias, em particular as emitidas da carótida externa, da onde vem o seu nome de arterite temporal.
a pseudo-poliartrite rizomélica causa os sintomas seguintes:
a pseudo poliartrite rizomélica é diagnosticada sobre os sinais clínicos citamos acima. Além disso, a suspeita poderá ser reforçada graças a um exame sanguíneo que confirma a presença de uma inflamação com principalmente a proteína C reativa, mas também a velocidade de sedimentação ou VS que são aumentados.
o tratamento da pseudo poliartrite rizomélica faz uso na maioria das vezes da utilização de corticoides, com doses descrescentes sobre alguns dias ou semanas. Uma vez que a dose mínima eficaz seja determinada, ela será mantida por pelo menos um ano. Além disso, diante dos efeitos secundários causados pela corticoterapia utilizada a longo prazo, uma suplementação em cálcio e vitamina é geralmente associada à utilização de bifosfonatos para evitar uma osteoporose que pode ser causada. Outras moléculas podem às vezes ser utilizadas no lugar dos corticoides, como o metotrexato.