Pseudo-poliartrite rizomélica

Faça uma pergunta

Definição

a pseudo-poliartrite rizomélica é um reumatismo inflamatório, conhecido também sob o nome de síndrome de Forestier-Certonicy. A pseudo-poliartrite rizomélica aparece geralmente a partir dos 50 anos e afeta mais comumente as mulheres do que os homens. Essa doença evolui por ataques sucessivos e a regra é a cura em após alguns anos de evolução. A pseudo-poliartrite rizomélica é muito comumente associada à presença de outra patologia, a doença de Horton. A doença de Horton é uma vascularite - inflamação dos vasos sanguíneos - que afeta as artérias, em particular as emitidas da carótida externa, da onde vem o seu nome de arterite temporal.

Manifestações

a pseudo-poliartrite rizomélica causa os sintomas seguintes:
  • Inflamação das articulações de maneira frequentemente simétrica entre os dois lados do corpo;
  • Dores das articulações afetadas;
  • As articulações afetadas são preferencialmente os ombros, a coluna cervical na nuca, e os quadris;
  • Um enrijecimento dessas articulações;
  • Um estado geral alterado com perda de peso, apetite, fadiga;
  • Ás vezes uma leve febre.

Diagnóstico

a pseudo poliartrite rizomélica é diagnosticada sobre os sinais clínicos citamos acima. Além disso, a suspeita poderá ser reforçada graças a um exame sanguíneo que confirma a presença de uma inflamação com principalmente a proteína C reativa, mas também a velocidade de sedimentação ou VS que são aumentados.

Tratamento

o tratamento da pseudo poliartrite rizomélica faz uso na maioria das vezes da utilização de corticoides, com doses descrescentes sobre alguns dias ou semanas. Uma vez que a dose mínima eficaz seja determinada, ela será mantida por pelo menos um ano. Além disso, diante dos efeitos secundários causados pela corticoterapia utilizada a longo prazo, uma suplementação em cálcio e vitamina é geralmente associada à utilização de bifosfonatos para evitar uma osteoporose que pode ser causada. Outras moléculas podem às vezes ser utilizadas no lugar dos corticoides, como o metotrexato.
Dra. Marta Marnet

CCM Saúde é uma publicação informativa realizada por uma equipe de especialistas de saúde e redatores supervisionados pela Dra. Marta Marnet (número de registro 19741 no Colégio de Médicos de Barcelona, Espanha).

Mais informações sobre a equipe do CCM Saúde

Veja também