Artrite psoriática: o que é, sintomas e tratamento

Faça uma pergunta
A artrite psoriática é uma condição relacionada a quadros de psoríase, afetando cerca de 20% a 30% dos pacientes que possuam esta doença de pele. Ela provoca sintomas semelhantes aos observados em outras formas de artrite.


Definição de artrite psoriática

A psoríase é uma doença de pele cujo principal sintoma é o surgimento de placas avermelhadas com escamas brancas pelo corpo do paciente, principalmente nos cotovelos, joelhos, região genital e couro cabeludo. Em alguns casos, os portadores de psoríase desenvolvem a chamada artrite psoriática, doença que afeta as articulações e provoca dores. Essa doença é mais frequente em adultos, afetando igualmente homens e mulheres. Na maioria dos casos, as lesões psoriáticas surgem antes da aparição dos problemas articulares.

Causas da artrite psoriática

Além da presença da psoríase, não há causas descobertas para a artrite psoriática. O que se sabe é que há um fator de risco genético. Pacientes com histórico familiar de psoríase e artrite psoriática possuem maiores chances de desenvolver a doença. Traumatismos, infecções e casos de estresse também podem desencadear o problema. Por fim, vale destacar que a doença não é contagiosa.

Sintomas da artrite psoriática

Os sintomas da artrite psoriática são lesões cutâneas comuns na psoríase, caracterizadas por vermelhidão e escamas brancas, quadros inflamatórios nas articulações, tendões e ligamentos, rigidez das articulações dificultando os movimentos, principalmente pela manhã e dores pelo corpo. Em quadros avançados e sem o tratamento correto, a artrite psoriática pode evoluir para deformações e incapacidade permanente de movimentos.

Tipos de artrite psoriática

Podemos identificar quatro tipos principais de artrite psoriática. O mais comum - e geralmente inicial - é a monoartrite e afeta apenas uma articulação. Em seguida, há a oligoartrite, que se caracteriza por acometer entre duas e cinco articulações. Quando a doença se espalha por mais de cinco juntas, ela recebe o nome de poliartrite. Por fim, há um quarto tipo bastante raro, chamado de envolvimento preferencial da coluna, que provoca dores na coluna e pode causar limitações permanentes.

Diagnóstico da artrite psoriática

Um exame físico do paciente permitirá fazer o diagnóstico da artrite psoriática. A presença de psoríase cutânea associada à aparição de sintomas articulares orienta fortemente o diagnóstico. Exames complementares serão somados à investigação, podendo evidenciar o quadro de inflamação articular. Os exames radiológicos servirão para inspecionar as zonas doloridas para descobrir eventuais anomalias.

Tratamento da artrite psoriática

Por ser uma doença ainda sem cura, o tratamento da artrite psoriática busca o alívio dos sintomas e prevenção da perda de movimentos do paciente. Há três abordagens principais: uso de medicamentos - anti-inflamatórios e corticoides -, sessões de fisioterapia e alguns ajustes na rotina do portador de artrite psoriática. Entre as principais mudanças estão adoção de dieta saudável, prática regular de atividade física moderada e bons hábitos de sono.

Foto: © pathdoc - Shutterstock.com
Dra. Marta Marnet

CCM Saúde é uma publicação informativa realizada por uma equipe de especialistas de saúde e redatores supervisionados pela Dra. Marta Marnet (número de registro 19741 no Colégio de Médicos de Barcelona, Espanha).

Mais informações sobre a equipe do CCM Saúde

Veja também