0
Obrigado

Algumas palavras de agradecimento nunca são demais.

Reumatismo


Definição

o reumatismo é um fermo muito vago dado a todas as doenças responsáveis por dores ou inflamações afetando as articulações ou as estruturas situadas próximas, como os tendões ou os ligamentos. Essas patologias possuem formas diversas: reumatismos inflamatórios crônicos, artrites agudas, artroses por degeneração das articulações envelhecendo, tendinopatias, depósitos de cristais na articulação, dores articulares pós-traumáticas... Os reumatismos afetam todas as idades e não ocorrem necessariamente em função do envelhecimento. Reumatismos inflamatórios crônicos são os mais incômodos, e sua evolução se faz geralmente para um enrijecimento articular ou deformações. A artrose em si corresponde a uma usura da articulação e não pode ser curada por um tratamento.

Manifestações

os sintomas de reumatismos variam em função da doença causadora e podem ser:
  • Dores nas articulações;
  • Inflamações nas articulações, que aparecem quentes e inchadas;
  • Uma sensação de enrijecimento, sobretudo ao levantar nos reumatismos inflamatórios mas diminuindo ao longo do dia pelo fato de se mexer.

Diagnóstico

o diagnóstico dos reumatismos se faz através de um exame médico clássico, durante o qual o médico interroga o paciente: desde quando ele sofre, quais articulações são afetadas, como se manifesta a dor, sempre examinando as articulações. Em função da localização e dos sintomas, uma imagem pode às vezes ser realizada. Pode se tratar de uma radiografia, de um scanner, de um IRM, de uma ecografia. Em alguns casos, também é possível efetuar uma punção articular para analisar o líquido contido nas articulações e procurar a presença de bactérias ou cristais solidificados. Exames sanguíneos são igualmente frequentemente realizados.

Tratamento

o tratamento dos reumatismos varia em função do tipo de patologia: inflamatório, infeccioso, degenerativo... Fazemos geralmente uso de analgésicos e antidores como o paracetamol, anti-inflamatórios, e outros analgésicos menos comuns. No caso de infecções causadas por bactérias, o tratamento utilizará antibióticos ou poderá ser cirúrgico. Existem também medicamentos cujo objetivo é de diminuir a evolução das doenças reumáticas crônicas. Algumas localizações de artrose podem precisar de uma substituição de uma articulação pelo uso de uma prótese.

Veja também

Este documento, intitulado 'Reumatismo', está disponível sob a licença Creative Commons. Você pode copiar e/ou modificar o conteúdo desta página com base nas condições estipuladas pela licença. Não se esqueça de creditar o CCM Saúde (saude.ccm.net) ao utilizar este artigo.

0 Comentário