o reumatismo é um fermo muito vago dado a todas as doenças responsáveis por dores ou inflamações afetando as articulações ou as estruturas situadas próximas, como os tendões ou os ligamentos. Essas patologias possuem formas diversas: reumatismos inflamatórios crônicos, artrites agudas, artroses por degeneração das articulações envelhecendo, tendinopatias, depósitos de cristais na articulação, dores articulares pós-traumáticas... Os reumatismos afetam todas as idades e não ocorrem necessariamente em função do envelhecimento. Reumatismos inflamatórios crônicos são os mais incômodos, e sua evolução se faz geralmente para um enrijecimento articular ou deformações. A artrose em si corresponde a uma usura da articulação e não pode ser curada por um tratamento.
os sintomas de reumatismos variam em função da doença causadora e podem ser:
o diagnóstico dos reumatismos se faz através de um exame médico clássico, durante o qual o médico interroga o paciente: desde quando ele sofre, quais articulações são afetadas, como se manifesta a dor, sempre examinando as articulações. Em função da localização e dos sintomas, uma imagem pode às vezes ser realizada. Pode se tratar de uma radiografia, de um scanner, de um IRM, de uma ecografia. Em alguns casos, também é possível efetuar uma punção articular para analisar o líquido contido nas articulações e procurar a presença de bactérias ou cristais solidificados. Exames sanguíneos são igualmente frequentemente realizados.
o tratamento dos reumatismos varia em função do tipo de patologia: inflamatório, infeccioso, degenerativo... Fazemos geralmente uso de analgésicos e antidores como o paracetamol, anti-inflamatórios, e outros analgésicos menos comuns. No caso de infecções causadas por bactérias, o tratamento utilizará antibióticos ou poderá ser cirúrgico. Existem também medicamentos cujo objetivo é de diminuir a evolução das doenças reumáticas crônicas. Algumas localizações de artrose podem precisar de uma substituição de uma articulação pelo uso de uma prótese.