Resfriado do quadril

Faça uma pergunta

Definição

o resfriado do quadril, também chamado de sinovite aguda transitória do quadril, é uma inflamação da articulação do quadril aparecendo geralmente após uma infecção viral: se tratará portanto de uma artrite viral. Essa doença infantil benigna, afetando as crianças, mais comumente os meninos, com idade entre 3 e 5 anos, mas ela pode ser encontrada até os 10 anos. O resfriado do quadril aparece de maneira sazonal, preferencialmente no inverno e primavera.

Manifestações

os sintomas do resfriado do quadril são os seguintes:
  • Uma dor de um dos dois quadris;
  • Uma limitação dos movimentos desse quadril;
  • Uma claudificação;
  • Até uma impossibilidade de caminhar;
  • Uma febre ausente ou muito moderada.

Diagnóstico

O diagnóstico do resfriado do quadril será suspeitado diante da existência de uma infecção viral na história recente da criança. Geralmente nas semanas precedendo a aparição desses sintomas, os pais se lembrarão de uma rinofaringite ou outra patologia infecciosa contraída pela criança. Em caso de dúvida, uma radiografia da bacia e do quadril afetado, mais raramente uma ultrassonografia, poderão ser realizadas, associadas a um exame de sangue geralmente normal. Em caso de não melhora após uma semana de evolução, uma cintilografia será considerada.

Tratamento

o tratamento do resfriado do quadril se faz geralmente com muito repouso na cama além do consumo de anti-inflamatórios ou analgésicos. A evolução é por regra geral espontaneamente favorável em uma semana.
Dra. Marta Marnet

CCM Saúde é uma publicação informativa realizada por uma equipe de especialistas de saúde e redatores supervisionados pela Dra. Marta Marnet (número de registro 19741 no Colégio de Médicos de Barcelona, Espanha).

Mais informações sobre a equipe do CCM Saúde

Veja também

Publicado por asevere. Última modificação: 16 de dezembro de 2014 às 14:49 por asevere.

Este documento, intitulado 'Resfriado do quadril', está disponível sob a licença Creative Commons. Você pode copiar e/ou modificar o conteúdo desta página com base nas condições estipuladas pela licença. Não se esqueça de creditar o CCM Saúde (saude.ccm.net) ao utilizar este artigo.