Roséola infantil

Faça uma pergunta

Definição

a roséola infantil, também chamada de exantema súbito ou sexta doença, é uma doença infantil contagiosa de origem viral. O vírus responsável pela roséola pertence à família do vírus da herpes. Essa doença afeta sobretudo as pequenas crianças entre 6 meses e 2 anos. Ela aparece geralmente uma dezena de dias após o contato com o vírus. Vale ressaltar que falamos às vezes de roséola ou erupção roseoliforme quando as lesões cutâneas fazem pensar na roséola aparecendo sobre a pele. No adulto, a roséola se apresenta em forma de pequenas manchas rosadas bem separadas umas das outras desaparecendo geralmente em algumas horas. Observamos essencialmente nos casos de intoxicação ou em algumas doenças infeciosas como a sífilis.

Manifestações

os sintomas da roséola são:
  • Uma febre importante, evoluindo geralmente sobre 3 a 5 dias.
  • Depois a aparição geralmente sobre o tronco de pequenas manchas pálidas bem separadas uma das outras;
  • A febre com tendência a desaparecer no momento da aparição de lesões cutâneas.

Diagnóstico

o diagnóstico da roséola se faz através de um exame físico e observação dos sintomas. A febre e depois aparição das lesões cutâneas durante o desaparecimento da febre são bastante típicos. Nenhum exame complementar é necessário.

Tratamento

a roséola sendo uma doença contagiosa, precauções devem ser tomadas para evitar sua propagação com principalmente a retirada da creche. Essa infecção benigna desaparece sem tratamento. O doente deve portanto descansar e se hidratar bem, pois o risco de desidratação causada pela febre elevada é possível. Medicamentos antipiréticos tais como o paracetamol são prescritos na fase da febre. Durante a fase de erupção, nenhum tratamento é colocado em prática. Os antibióticos são ineficientes, sendo dados na origem viral da doença.

Prevenção

existe uma vacina fortemente aconselhada associando rubéola, caxumba e sarampo. Ela permite prevenir a doença após duas injeções realizadas entre 9 e 12 meses para a primeira, no segundo ano para a segunda.
Dra. Marta Marnet

CCM Saúde é uma publicação informativa realizada por uma equipe de especialistas de saúde e redatores supervisionados pela Dra. Marta Marnet (número de registro 19741 no Colégio de Médicos de Barcelona, Espanha).

Mais informações sobre a equipe do CCM Saúde

Veja também

Publicado por asevere. Última modificação: 16 de dezembro de 2014 às 14:49 por asevere.

Este documento, intitulado 'Roséola infantil', está disponível sob a licença Creative Commons. Você pode copiar e/ou modificar o conteúdo desta página com base nas condições estipuladas pela licença. Não se esqueça de creditar o CCM Saúde (saude.ccm.net) ao utilizar este artigo.