o sarampo é uma doença muito contagiosa, de origem viral. O vírus pertence à família dos paramixovírus e se transmite pelo ar ou no contato com secreções da tosse, espirros ou por contato direto com pessoas infectadas. Geralmente benigno nas crianças, que ele afeta principalmente entre 3 e 7 anos, a doença pode enquanto isso ser responsável por complicações, e principalmente quando ela é contraída por um adulto. Após contato com o vírus, uma dezena de dias se passam antes da chegada dos sintomas. O desenvolvimento da vacinação obrigatória diminuiu fortemente a frequência dessa doença.
os sintomas do sarampo são os seguintes:
Entre as complicações, que são raras do sarampo, podemos encontrar um problema pulmonar, uma meningite por inflamação das membranas protegendo o cérebro e causando sinais neurológicos, e problemas cardíacos...
o diagnostico do sarampo é clínico e se baseia sobre a observação dos sintomas, geralmente muito típicos. Em caso de dúvida, uma sorologia, procura de anticorpos específicos da doença, pode ser feito sobre uma amostra sanguínea.
o tratamento do sarampo é um tratamento dos sintomas da doença. Para isso, o médico prescreverá medicamentos que vão baixar a febre e desinfetar as vias respiratórias e os olhos, nos casos das conjuntivites. Um longo período de repouso deve ser observado e parar de ir à escola é necessário.
existe uma vacina preventiva para o sarampo, permitindo ser imunizado contra a doença. Ela é prevista na França, em associação com as vacinas da rubéola e caxumba, conhecida sob o nome de vacina ROR. Uma primeira injeção entre 9 e 12 meses seguida de uma segunda no segundo ano é suficiente para imunizar a criança.