a salpingite é uma inflamação de uma das trompas uterinas, também chamadas de trompas de Falópio. Mais comumente, o útero também é infectado, e trata-se frequentemente de uma infecção sexualmente transmissível, ou IST. As salpingites são infecções que podem ser graves já que seu diagnóstico é geralmente tardio e diversas complicações às quais elas expõem. Entre as complicações, a formação de um abcesso, a extenção de uma infecção aos outros órgãos, mas sobretudo o risco de esterilidade ulterior ou de gravidez extra-uterina são comuns. Essa IST pode ser provocada por diversas bactérias onde a Clamídia trachomatis principalmente, o gonococo ou diversos outros germes.
os sintomas da salpingite incluem:
Mas esses sintomas se apresentam muito raramente, e diversas formas apresentam pouquíssimos sintomas inicialmente.
para diagnosticar a salpingite, o médico ou ginecologista fará o interrogatório médico e depois um exame clínico e ginecológico. Além da realização de um exame sanguíneo com dosagem de marcadores de inflamação, os beta HCG para eliminar uma gravidez extrauterina e um exame das infecções sexualmente transmissíveis, diversas amostras são realizadas na uretra, na vagina e no colo do útero para procurar germes infecciosos. Uma ultrassonografia é igualmente geralmente realizada. Em alguns casos ou em função da evolução, uma endoscopia permitirá visualizar o interior das cavidades através de uma mini câmera apresenta certeza ao diagnóstico mas igualmente o tratamento se for necessário. Vale ressaltar que os parceiros deverão igualmente ser despistados para as IST em caso de positividade na mulher afetada.
Para tratar as salpingites, é necessário identificar a bactéria através de diversas amostras. Antibióticos são dados desde que as amostras são efetuadas, e serão adaptados aos resultados das culturas bacterianas. A endoscopia diagnóstica permite igualmente o tratamento se necessário.
como para todas as infecções sexualmente transmissíveis, a prevenção da salpingite passa pela utilização do preservativo. Uma excelente higiene corporal diminui igualmente os riscos de contrair a doença.