Escarlatina

Faça uma pergunta

Definição

a escarlatina é uma doença contagiosa que afeta principalmente as crianças. Ela é essencialmente causada pelo estreptococo do grupo A que secreta uma molécula tóxica, uma toxina, mas outras bactérias são igualmente possíveis. A escarlatina se desenvolve classicamente em um contexto de angina após uma incubação de em torno de quatro dias, e se transmitir relativamente facilmente pelas gotas de saliva. Rara na França, ela pode apresentar problemas diante das suas complicações infecciosas.

Manifestações

um paciente afetado por escarlatina apresenta na sua forma clássica:
  • Inicialmente, uma febre importante próxima aos 40°C, de aparição brutal;
  • Dores de cabeça e dores de garganta;
  • Uma angina vermelha;
  • Gânglios do pescoço inchados e sensíveis;
  • Secundariamente, uma erupção cutânea em forma de zonas vermelhas escarlatas podem aparecer algumas horas após o início da angina, de início sobre o tórax, o ventre, o pescoço e os membros, e depois nas dobras de flexão, e por fim sobre todo o corpo, com exceção das mãos e dos pés. A língua do doente se cobre por uma camada branca que se torna vermelha após alguns dias.
  • Em uma dezena de dias, a erupção desaparece, e a pele começa a descamar, ou seja, se parte superficialmente se soltando como pequenas zonas de pele morte.

Diagnóstico

um exame clínico é suficiente para diagnosticar uma escarlatina. De qualquer forma, amostras da garganta podem ser efetuadas para procurar a presença de um estreptococo que confirmará o diagnóstico em caso de problema típico.

Tratamento

Se ela não for tratada, a escarlatina pode estar na origem de complicações raras mais graves. O tratamento da escarlatina se baseia principalmente sobre:
  • A colocação em repouso do doente durante a duração do tratamento;
  • A evicção escolar durante alguns dias;
  • A prescrição de antibióticos, classicamente a amoxicilina.

Prevenção

não dispomos de vacina contra a escarlatina. A melhor prevenção é se manter distante das pessoas contaminadas, e é por isso que não ir à escola é recomendado.
Dra. Marta Marnet

CCM Saúde é uma publicação informativa realizada por uma equipe de especialistas de saúde e redatores supervisionados pela Dra. Marta Marnet (número de registro 19741 no Colégio de Médicos de Barcelona, Espanha).

Mais informações sobre a equipe do CCM Saúde

Veja também

Publicado por asevere. Última modificação: 16 de dezembro de 2014 às 14:49 por asevere.

Este documento, intitulado 'Escarlatina', está disponível sob a licença Creative Commons. Você pode copiar e/ou modificar o conteúdo desta página com base nas condições estipuladas pela licença. Não se esqueça de creditar o CCM Saúde (saude.ccm.net) ao utilizar este artigo.