a escarlatina é uma doença contagiosa que afeta principalmente as crianças. Ela é essencialmente causada pelo estreptococo do grupo A que secreta uma molécula tóxica, uma toxina, mas outras bactérias são igualmente possíveis. A escarlatina se desenvolve classicamente em um contexto de angina após uma incubação de em torno de quatro dias, e se transmitir relativamente facilmente pelas gotas de saliva. Rara na França, ela pode apresentar problemas diante das suas complicações infecciosas.
um paciente afetado por escarlatina apresenta na sua forma clássica:
um exame clínico é suficiente para diagnosticar uma escarlatina. De qualquer forma, amostras da garganta podem ser efetuadas para procurar a presença de um estreptococo que confirmará o diagnóstico em caso de problema típico.
Se ela não for tratada, a escarlatina pode estar na origem de complicações raras mais graves. O tratamento da escarlatina se baseia principalmente sobre:
não dispomos de vacina contra a escarlatina. A melhor prevenção é se manter distante das pessoas contaminadas, e é por isso que não ir à escola é recomendado.