o estafilococo é um germe bacteriano do tipo Staphylococcus onde diferentes tipos existem, principalmente o Staphylococcus aureus e o estafilococo dourado. Ele pode estar presente em todos os ambientes mas também sobre a pele, as mucosas, no nariz, e não causar nenhum sintoma: falamos que ele é ubiquitário. Ele pode enquanto isso ser igualmente patogênico (responsável por uma patologia) e na origem de infecções diversas principalmente cutâneas, cujo nome varia de acordo com a sua localização, como: furúnculo, ônix, impetigo, chiqueiros, paroníquia, foliculite, erisipela. Ele pode igualmente se localizar nos órgãos e infectar o tecido ósseo como nas osteites ou as osteomielites por exemplo, as articulações como a espondilodiscite no nível dos discos intervertebrais...
as manifestações são tão diversas quanto as localizações onde o estafilococo pode infectar o corpo.
o estafilococo pode ser descoberto através de culturas. Podem se tratar de culturas líquidas puncionais, de amostras cutâneas ou tecidos... O tipo de estafilococo será identificado pela coloração dessas culturas.
o tratamento da infecção por estafilococo passa pela utilização de antibióticos. De acordo com seu tipo, ele pode ser sensível a antibióticos geralmente ativos sobre esses germes, mas pode também ter desenvolvido resistências. A realização de um antibiograma que permite testar sobre as culturas diferentes antibióticos dará a possibilidade de determinar essas resistência e colocar em prática um tratamento adequado.
a lavagem frequente e sistemática das mãos e dos utensílios empregados em meio hospitalar permite prevenir a transmissão do estafilococo, que pode ser patogênico para uma pessoa mas não ser para outra. Em todos os casos, é fundamental respeitar uma higiene constante e desinfetar qualquer ferida. Por fim, em meio hospitalar, uma paciente infectado será colocado em um quarto sozinho, em isolamento.