o estresse é um conjunto de reações do organismo. Essas reações são causadas por situações de problemas aos quais o corpo é submetido. O organismo reage quando ele sente uma ameaça, uma agressão ou ainda uma pressão e coloca em evidência locais de resposta adaptados para combater essas situações encontradas. Uma infecção, uma doença ou todo outro sintoma pode causar uma situação de estresse: isso define o estresse orgânico, mas a palavra estresse é mais comumente utilizada no senso psicológico do termo. Ele é nestes casos sinônimo de ansiedade, e traduz uma resposta psicológica a um evento externo, vivido como agressivo. O estresse afeta todo mundo de maneira episódica ou cotidiana e algumas pessoas são mais sensíveis do que outras. Ele pode mesmo ser muito prejudicante. As causas do estresse são múltiplas: o trabalho, um trauma, cólera, uma perda, uma depressão ou ainda um acontecimento ou evento marcante.
os sintomas do estresse variam de uma pessoa para outra e são muito diversos. Podemos principalmente citar:
o diagnóstico do estresse é feito pelo interrogatório realizado pelo médico, que diz respeito ao estilo de vida do paciente além do contexto e meio no qual ele viva, em vista de encontrar elementos objetivos e eventuais fatores de estresse: um traumatismo, uma mudança de trabalho, problemas na sua atividade profissional, eventos pessoas, etc.
o estresse orgânico deve ser tratamento pelo tratamento da sua causa e desaparecem com a mesma. O estresse psicológico se trata pelo suporte psicológico às vezes combinado a medicamentos. Uma terapia pode ser acompanhada pelo paciente e fazer geralmente uso da terapia cognitivo-comportamental, que examina o processo de pensamento do paciente para identificar a maneira como ele aceita um tratamento, más lembranças ou evento gerador de estresse. O tempo também é um fator de cura. Os medicamentos prescritos podem ser ansiolíticos, indutores de sono ou até antidepressivos.