Xerostomia

Faça uma pergunta

Definição

a xerostomia, ou síndrome de seca bucal, é um termo utilizado para definir uma sensação de boca seca. Ela não é necessariamente causada pela diminuição da secreção de saliva ou hiposialia, ou até uma ausência da secreção de saliva chamada asialia. As causas das secas bucais são múltiplas: doença congenital, que ocorre após uma radioterapia do rosto ou pescoço, uma desidratação importante, uma má higiene bucodentária, o tabagismo, o consumo de alguns medicamentos... A seca bucal pode igualmente se inscrever na síndrome de Gourgerot- Sjögren, chamada de síndrome seca, responsável por uma diminuição da secreção de algumas glândulas, principalmente salivarias e lacrimais, causando uma seca da boca e dos olhos. A xerostomia é responsável por uma alteração da qualidade de vida, até uma retenção psicológica importante.

Manifestações

os sintomas da seca bucal são os seguintes:
  • Uma sensação de boca seca;
  • Dificuldades de mastigar e engolir;
  • Dificuldades de falar;
  • Dificuldades de identificar os sabores e um odor às vezes afetado;
  • A formação de fissuras dolorosas na boca ou no canto dos lábios;
  • Uma maior sensibilidade ao desenvolvimento de bactérias ou micoses;
  • A formação de cáries ou gengivites;
  • Um mau hálito.

Diagnóstico

o diagnóstico da seca bucal é facilmente identificado pelo exame da boca. O fazemos após as queixas do paciente ou durante problemas de alimentação na pessoa de idade, se exprimindo pouco. Se uma causa medicamentosa, uma insuficiência de consumo de água ou outra causa reversível são suspeitadas, e o tratamento é fácil. Em caso de persistência ou suspeita de patologia salivaria, testes poderão ser realizados para verificar o bom funcionamento das glândulas salivares. Pode se tratar de um exame de imagem (radiografia, ultrassonografia ou sialo-endoscopia) ou, mais raramente, a biopsia de uma glândula.

Tratamento

a seca bucal não requer geralmente tratamento e desaparece ela mesma. Uma boa hidratação, cuidados de higiene bucais e a parada do tabaco são primordiais. Em caso de identificação de uma patologia, seu tratamento, se for acessível, é o da mesma.

Prevenção

para prevenir a seca bucal, nos casos onde a causa não é congenital ou causada pela síndrome de Sjögren, uma boa hidratação é necessária, além de uma higiene bucal exemplar e um cuidado dentário regular. É necessário igualmente prestar atenção aos efeitos secundários de alguns medicamentos.
Dra. Marta Marnet

CCM Saúde é uma publicação informativa realizada por uma equipe de especialistas de saúde e redatores supervisionados pela Dra. Marta Marnet (número de registro 19741 no Colégio de Médicos de Barcelona, Espanha).

Mais informações sobre a equipe do CCM Saúde

Veja também

Publicado por asevere. Última modificação: 16 de dezembro de 2014 às 14:49 por asevere.

Este documento, intitulado 'Xerostomia', está disponível sob a licença Creative Commons. Você pode copiar e/ou modificar o conteúdo desta página com base nas condições estipuladas pela licença. Não se esqueça de creditar o CCM Saúde (saude.ccm.net) ao utilizar este artigo.