Síndrome de Zollinger


Definição

A síndrome de Zollinger Ellison (SZE) se caracteriza pela multiplicidade de úlceras digestivas graves de localizações diversas, e muitas vezes recorrentes. Essas úlceras são secundárias a secreções exageradas na mucosa gástrica com hiperacidez e hipersecreção, que os tratamentos falham a tratar. A síndrome de Zollinger Ellison parece se originar de um tumor maligno das células pancreáticas, ou por vezes da junção entre o estômago e o duodeno, o gastrinoma. Esse tumor secreta de maneira excessiva a gastrina, que gera as hipersecreções gástricas e então as úlceras.

Manifestações
A síndrome de Zollinger Ellison se manifesta pelos sintomas abaixo:
  • dores abdominais
  • diarreias
  • úlceras do estômagos reincidentes
  • náuseas e vômito
  • sangramentos digestivos
  • perda de apetite e um emagrecimento progressivos

Diagnóstico

Mais de um exame clínico, exames complementares são necessários para confirmar o diagnóstico de síndrome de Zollinger Ellison. Pode se tratar de uma pesquisa da taxa de gastrina que parece elevada, um teste da secretina que mostrará uma resposta paradoxal excessiva da secreção da gastrina e de um exame que colocará em evidência o tumor. Em geral, uma cintilografia, um raio x do abdômen ou uma ecoendoscopia do pâncreas localizam o tumor.

Tratamento

O tratamento é incontornável para limitar as possíveis complicações. Consiste na utilização de medicamentos que combatem a hiperacidez gástrica como os inibidores da bomba de prótons utilizadas em doses muito fortes. A remoção do tumor (gastrinoma) por cirurgia pode ser considerada. Em caso de metástase que define uma extensão do tumor a outros órgãos, a quimioterapia é indispensável.

Prevenção

O tratamento cirúrgico, além de amenizar as dores, permite a prevenção da reincidência da síndrome de Zollinger Ellison. Mas não é conhecida, hoje, a verdadeira prevenção da SZE.
Publicado por asevere. Última modificação: 16 de dezembro de 2014 às 14:49 por asevere.
Este documento, intitulado 'Síndrome de Zollinger', está disponível sob a licença Creative Commons. Você pode copiar e/ou modificar o conteúdo desta página com base nas condições estipuladas pela licença. Não se esqueça de creditar o CCM Saúde (saude.ccm.net) ao utilizar este artigo.
Xerostomia
Sinovectomia