Zona Facial

Faça uma pergunta

Definição

a zona facial é uma forma de zona afetando o rosto. A zona é uma patologia provocada pelo despertar do vírus responsável pela varicela, o VZV. Uma vez contraído, o vírus da varicela continua latente nos gânglios nervosos por toda a vida. Sua reativação pode surgir essencialmente na pessoa de idade ou durante uma diminuição das defesas do organismo, e causar uma zona. Esta infecção se manifesta por lesões cutâneas em forma de vesículas agrupadas, repousando sobre uma pele vermelha. Em alguns dias, as vesículas se tornam pequenas crostas e caem pouco depois. Dores como queimaduras são possíveis, às vezes muito dolorosas. A localização das vesículas está ligada a uma zona sensível de um nervo e alguns problemas são mais comuns como a zona intercostal no tórax, a zona oftálmica no rosto, ou a zona que afeta uma outra zona do rosto às vezes qualificada como zona otítica.

Manifestações

nos dois tipos de zona afetando o rosto, os sintomas comuns são:
  • Aparição de vesículas, lesões cutâneas contendo uma espécie de líquido, sobre um fundo de pele vermelha, que evoluem em crostas e depois caem em alguns dias;
  • Dores de um único lado do rosto, como queimaduras ou às vezes descargas elétricas.


Na zona oftálmica, as particularidades são:
  • Problema cutâneo, as dores são localizadas na frente, em torno do olho e raiz do nariz;
  • As possíveis complicações oculares em caso de tratamento tardio.


Na zona otítica:
  • Problema cutâneo na orelha e tubo auditivo externo;
  • Uma dor da orelha;
  • Uma perda de sensibilidade da língua;
  • Às vezes problemas de equilíbrio ou de audição;
  • Uma paralisia do rosto.

Diagnóstico

em função dos sintomas descritos pelo paciente e dos sinais clínicos, o diagnóstico é facilmente feito e nenhum outro exame é necessário.

Tratamento

no caso de uma zona facial, a doença é colocada em repouso. As lesões cutâneas devem ser lavadas com água morna, eventualmente completada por um antisséptico cutâneo. Nas formas faciais, um tratamento antiviral à base de valaciclovir é geralmente associado. Analgésicos são dados para as dores. Para a zona oftalmológica, uma pomada pode prevenir as complicações oculares.

Prevenção

uma vacina existe para impedir a infecção pelo VZV, mas a imunidade gerada não é definitiva. Na zona oftálmica por exemplo, uma pomada previne complicações oculares.
Dra. Marta Marnet

CCM Saúde é uma publicação informativa realizada por uma equipe de especialistas de saúde e redatores supervisionados pela Dra. Marta Marnet (número de registro 19741 no Colégio de Médicos de Barcelona, Espanha).

Mais informações sobre a equipe do CCM Saúde

Publicado por asevere. Última modificação: 25 de novembro de 2016 às 07:38 por Pedro Muxfeldt.

Este documento, intitulado 'Zona Facial', está disponível sob a licença Creative Commons. Você pode copiar e/ou modificar o conteúdo desta página com base nas condições estipuladas pela licença. Não se esqueça de creditar o CCM Saúde (saude.ccm.net) ao utilizar este artigo.