Como reverter uma ligadura de trompas

A esterilização cirúrgica feminina, conhecida popularmente como ligadura de trompas, é a melhor opção para casais que já não desejam mais ter filhos. Este era um método irreversível, mas já foram desenvolvidas técnicas para recanalizar as trompas de Falópio.

Como recanalizar as trompas de Falópio

Se a mulher deseja ter filhos depois de uma esterilização há duas alternativas: uma fertilização in vitro (FIV) ou a recanalização das trompas. Nessa segunda opção, é necessária uma intervenção cirúrgica para promover a repermeabilização das trompas de Falópio, que voltarão a permitir o encontro do óvulo com os espermatozoides.

Possibilidade de reverter ligadura de trompas

Se, no momento em que a ligadura for feita, as trompas de Falópio ficarem com menos de 6 centímetros, as possibilidades de sucesso do procedimento são pequenas. No entanto, se elas forem maiores que isso, as chances da mulher tornar a engravidar são superiores a 80%. Em mulheres acima dos 40 anos, a taxa de sucesso cai para 40% e recomenda-se que ela faça um teste de reserva ovariana para descobrir quantos óvulos ainda restam nos ovários.

Comprimento das trompas de Falópio

O comprimento das trompas de Falópio depois da ligadura é muito importante já que quanto maiores sejam as duas porções restantes em cada lado das trompas, maior é a porcentagem de sucesso da cirurgia e, por consequência, de se conseguir uma nova gravidez. O grande empecilho para uma nova gravidez, se as trompas tiverem menos de 6 centímetros, é que o processo de maturação do óvulo, que ocorre durante cerca de quatro dias dentro das trompas, não se dá de maneira completa e assim o embrião não está maduro o bastante para se implantar no útero.

Cirurgia para recanalizar trompas de Falópio

A cirurgia para a recanalização das trompas de Falópio é feita via laparotomia, ou seja, abertura da cavidade abdominal. Em média, recomenda-se que o casal espere três semanas após a cirurgia para retomar as relações sexuais a fim de conseguir a gravidez.

Foto: © Thanapun - Shutterstock.com

CCM Saúde é uma publicação informativa realizada por uma equipe de especialistas de saúde.
Veja também
Este documento, intitulado 'Como reverter uma ligadura de trompas', está disponível sob a licença Creative Commons. Você pode copiar e/ou modificar o conteúdo desta página com base nas condições estipuladas pela licença. Não se esqueça de creditar o CCM Saúde (saude.ccm.net) ao utilizar este artigo.
Junte-se à comunidade