O sintoma mais característico da infecção pelo vírus da herpes é a aparição de bolhas na genitália externa masculina e feminina. A herpes genital é uma doença sexualmente transmissível provocada pelo vírus herpes simples ou simplex (HSV).
A transmissão do vírus herpes simplex é realizada através de relação sexual vaginal, anal ou oral e afeta 20% dos adultos de ambos os sexos.
O vírus pode ser transmitido mesmo que a pessoa infectada não apresente sintomas da herpes. De fato, muitas pessoas infectadas pelo herpes simplex não sabem que são portadoras do vírus, porque elas não apresentam quaisquer sintomas.
Os pacientes infectados com o vírus herpes simplex sofrem coceira na área genital, normalmente acompanhada pelo aparecimento de vesículas. Na sequência, essas bolhas formadas irão estourar espontaneamente. Além disso, o surto da infecção pode causar dor severa na região afetada.
O primeiro surto de herpes muitas vezes é precedido de sintomas semelhantes aos causados por uma gripe comum, como febre, fadiga, dores de cabeça, dores musculares e dificuldade para urinar.
Nas mulheres, a herpes genital se manifesta pelo aparecimento de bolhas na vagina, colo do útero, vulva e próximo ao ânus. Essas lesões também podem aparecer nas coxas ou nádegas e muitas vezes são acompanhadas por gânglios na região da virilha.
A herpes genital masculina se manifesta sob a forma de bolhas tanto no pênis como em torno dos testículos, no ânus, coxas e nádegas. Assim como entre as mulheres, também podem surgir gânglios na virilha.
Foto: © Jarun Ontakrai - Shutterstock.com