Aparelhos dentários falsos: tendência entre adolescentes

Apertar os dentes com a ajuda de um elástico. Esta é a mais nova ideia dos adolescentes dos Estados Unidos e da Ásia. Entretanto, a moda é pouco saudável, podendo levar à perda de dentes e infecção da gengiva. Infelizmente, essa tendência já tem chegado ao Brasil e deve ser combatida por pais, professores e dentistas.

Nova mania entre jovens

'Faça você mesmo: alinhe os seus dentes de graça', 'como ter dentes alinhados sem os braquetes dos aparelhos', 'alinhe seus dentes você mesmo'. Recentemente, vários tutoriais em vídeo para alinhar os dentes por conta própria floresceram na web. Apesar de parecerem absurdos, eles alcançaram certo sucesso nos Estados Unidos e Ásia.

Os autores desses vídeos - a maioria adolescentes - querem evitar tratamentos ortodônticos. Eles então explicam como reduzir o espaço entre dois dentes usando um elástico, que é normalmente aplicado por dentistas para apoiar os braquetes do aparelho ortodôntico normal. Segundo eles, este elástico deve ser colocado em torno dos dois dentes que se deseja apertar.

Perigos para saúde bucal

Mas se essa prática pode ter o efeito desejado, ela também pode, obviamente, causar sérios problemas de saúde bucal, adverte a Federação Francesa de Ortodontia (FFO). Esta técnica pode causar deslocamento dos dentes na direção inversa, bem como uma infecção da gengiva. "Pior ainda, corre-se o risco do elástico ir para trás penetrando a gengiva e, assim, levar à perda de dentes, um vez que estes já não são mas detidos pelos ossos", aponta comunicado da FFO.

Nova tendência nos países

Os tratamentos ortodônticos representam para as famílias menos abastadas um custo substancial, que não é reembolsado por planos de saúde. Os adolescentes são, portanto, tentados a experimentar esta técnica apresentada como "rápida e barata".

No entanto, o Dr. Jean-Baptiste Kerbrat, médico dentista no hospital La Pitié-Salpêtrière na França e membro da FFO, afirma que "o aspecto financeiro não parece ser a única motivação dos jovens, que vão também em busca de seguir uma nova moda", como mostrado por um caso recente que ocorreu na França.

Um jovem de 12 anos perdeu dois dentes depois de cercá-los por um elástico para tentar fechar a lacuna entre os dois. "Se, por um lado, como um pai você tem que estar vigilante, por outro ainda não há muita razão para se preocupar. Na verdade, esse tipo de comportamento ainda é raro fora destes países, mas não custa nada ficar atento", alertou o médico.

Foto: © Yod Pimsen - 123RF.com

CCM Saúde é uma publicação informativa realizada por uma equipe de especialistas de saúde.
Este documento, intitulado 'Aparelhos dentários falsos: tendência entre adolescentes', está disponível sob a licença Creative Commons. Você pode copiar e/ou modificar o conteúdo desta página com base nas condições estipuladas pela licença. Não se esqueça de creditar o CCM Saúde (saude.ccm.net) ao utilizar este artigo.
Junte-se à comunidade