Acordar é a primeira etapa do dia. Por isso, certos gestos e hábitos nesse momento podem permitir que o dia se desenrole de maneira mais produtiva e agradável.
O sono é um dos principais responsáveis por nosso bem-estar. Em muitas ocasiões, um mau dia é causado por uma noite de pouco sono ou de turbulências durante o descanso. Tente para isso deitar sempre na mesma hora durante a semana (aceitando-se uma alteração moderada nos finais de semana) e de não deitar com a televisão ligada ou celular na cama.
Escolha um som suave para o despertador e troque a música de tempos em tempos, pois o costume aumenta as chances de você perder a hora e a repetição do som pode irritar algumas pessoas que passam a associar aquele ruído à interrupção de um sono reconfortante.
Uma vez que os olhos se abriram, mantenha-se alguns segundos na cama e aproveite para se espreguiçar de maneira demorada e completa. É preciso despertar os músculos também.
Durante a noite, o corpo se desidrata. Tome um copo de água assim que levantar ou após a primeira ida ao banheiro.
Antes de tomar o café da manhã, dedique alguns minutos a leves exercícios de reforço muscular. Realize três séries de 20 abdominais, por exemplo.
O café da manhã é fundamental para o restante do dia. Em média, estima-se que a refeição deve garantir 25% do aporte calórico diário. Tome alguma bebida quente (café, chá, leite), cereais (pão ou produtos à base de milho) e uma porção de fruta.
Comece seu banho com um jato de água quente e, depois de se lavar, termine o banho ficando alguns segundos sob água em temperatura mais fria para relaxar o corpo e despertá-lo.
Os rituais que seguimos pela manhã permitem uma melhor organização para as atividades do dia. Faça sua cama, prepare o material escolar ou para o trabalho, cheque sua caixa de e-mails e recolha celular, carteira e demais objetos essenciais para o restante da jornada.
Foto: © lenetstan - Shutterstock.com