Pés planos: o que são e como tratar

Os pés planos ou chatos são uma alteração da forma do pé em que ele não tem um arco normal quando a pessoa está de pé. Esta é uma condição comum e é normal em bebês e crianças pequenas. Nessas faixas etárias não representam uma patologia.

Causas dos pés planos

Pés chatos ocorrem porque os tecidos que sustentam as articulações no pé (chamado tendões) estão frouxos. À medida que as crianças crescem, os tecidos se tencionam e formam um arco. Isso ocorre quando a criança tem de 2 a 3 anos de idade.

A maioria das pessoas têm arcos normais quando adultas. O envelhecimento, uma lesão ou doença pode causar danos aos tendões e fazer com que os pés fiquem chatos ou planos em uma pessoa que já tenha formado os arcos. Este tipo de situação pode afetar apenas um pé.

Em casos raros, os pés planos dolorosos em crianças podem ser causados por uma condição na qual dois ou mais ossos do pé crescem unidos ou se fundem. Esta condição é chamada de coalizão tarsal.

Sintomas dos pés planos

Na maioria das vezes, os pés chatos ou planos não causam dor ou outros problemas. Às vezes, as crianças podem sentir dor no pé, tornozelo ou na parte inferior da perna. Quando essas dores aparecem é preciso ir a um ortopedista. Em adultos, podem aparecer sintomas de cansaço nos pés após longos períodos em pé ou praticando esportes.

Diagnóstico dos pés planos

A planta do pé faz contato com o solo quando a pessoa está de pé. Quando os pés chatos ocorrem, o diagnóstico é relativamente fácil através da análise dos pés. O médico examina o arco interior do pé, que está achatado ou perdeu completamente a forma de arco. A parte dianteira do pé sofre abdução e a forma de cruz do tornozelo é reforçada. Em alguns casos, podem ser necessários outros exames como tomografia computadorizada para examinar os ossos do pé, ressonância magnética para examinar os tendões ou um raio X.

Tratamento dos pés planos

Em geral, os pés planos em crianças não necessitam de tratamento. Na maioria dos casos, o arco do pé é criado conforme o esqueleto amadurece. Apenas em caso de dores ou dificuldade para caminhar deve-se buscar alguma forma de terapia.

Foto: © Levente Gyori - Shutterstock.com

CCM Saúde é uma publicação informativa realizada por uma equipe de especialistas de saúde.
Este documento, intitulado 'Pés planos: o que são e como tratar', está disponível sob a licença Creative Commons. Você pode copiar e/ou modificar o conteúdo desta página com base nas condições estipuladas pela licença. Não se esqueça de creditar o CCM Saúde (saude.ccm.net) ao utilizar este artigo.
Junte-se à comunidade