Usar piercings nos lábios é uma moda que já virou habitual entre certos grupos. Apesar disso, seu uso representa alguns riscos que devem ser levados em conta e conhecidos para evitar maiores problemas.
Um piercing labial pode provocar reações alérgicas devido aos produtos utilizados para a desinfecção do piercing ou por conta do material com que ele é fabricado. O piercing labial, além de poder causar infecções bacterianas ou virais, é difícil de cicatrizar.
O piercing labial atrita constantemente com os dentes e a gengiva. Essa situação pode causar fratura dos dentes, perda do esmalte dental ou casos de gengivite.
Antes de colocar um piercing labial consulte um dentista para que ele indique o lugar mais adequado para o uso do piercing. Um especialista também poderá prescrever um tratamento antibiótico preventivo contra o desenvolvimento de uma infecção bacteriana.
Um piercing labial requer uma série de cuidados. Em primeiro lugar, enxague a boca regularmente para limpá-la de materiais que podem se desprender do piercing. Nas duas primeiras semanas, faça bochechos com flúor para limpar ainda melhor a boca. Além disso, consulte um dentista com frequência para avaliação dos dentes e gengiva.
Foto: © Scott Griessel - 123RF.com