Choque séptico

Faça uma pergunta

Definição

o choque séptico é uma insuficiência circulatória aguda que é consequência de uma infecção bacteriana. Trata-se da forma mais grave de resposta inflamatória. Chamamos de choque sépticos, sobretudo as reanimações após uma intervenção cirúrgica. De fato, ele é provocado pela infecção das feridas abertas do paciente. Ele é causado pela presença de bactérias no sangue ou pela presença de micróbios no interior dos tecidos habitualmente estéreis. Nos casos mais graves dos choques sépticos, alguns órgãos do corpo manifestam uma disfunção importante, podendo causar a morte.

Manifestações

os sintomas do choque séptico são os seguintes:
Os sintomas comuns aos diferentes choques com hipotensão arterial, palidez, taquicardia, frio e cianose das extremidades, transtornos da consciência até coma, aumento da frequência respiratória e parada da formação de urinas. Outros sinais são, sobretudo em favor da origem séptica do choque:
  • Calafrios;
  • Febre ou ao contrário, uma hipotermia;
  • Infecção identificada ou suspeitada.

Diagnóstico

o diagnostico do choque séptico é realizado procurando os germes no sangue. Retiradas de sangue são realizadas e o sangue é colocado em cultura (hemoculturas) para identificar a bactéria em causa. Enquanto isso, em função da severidade do choque, diagnóstico e tratamento serão feitos simultaneamente.

Tratamento

o tratamento depende da natureza, da causa e da intensidade do choque séptico. Em um primeiro tempo, o médico realiza injeções para aumentar o volume circulatório nos vasos sanguíneos. Se esse preenchimento for insuficiente, podemos recorrer a outros medicamentos de urgência como a dopamina ou noradrenalina. Em caso de choque profundo, o paciente poderá ser intubado. Em paralelo, administramos o mais rápido possível antibióticos, tratamento que será secundariamente adaptado em função do germe identificado sobre as hemoculturas. Em caso de choque séptico violento, o paciente pode ser admitido a cuidados intensivos.

Prevenção

um tratamento rápido das infecções bacterianas em meio hospitalar é fortemente recomendado além de uma grande vigilância em sala de operação com a assepsia restrita e respeito às regras de higiene alimentar.
Dra. Marta Marnet

CCM Saúde é uma publicação informativa realizada por uma equipe de especialistas de saúde e redatores supervisionados pela Dra. Marta Marnet (número de registro 19741 no Colégio de Médicos de Barcelona, Espanha).

Mais informações sobre a equipe do CCM Saúde

Publicado por asevere. Última modificação: 16 de dezembro de 2014 às 14:47 por asevere.

Este documento, intitulado 'Choque séptico', está disponível sob a licença Creative Commons. Você pode copiar e/ou modificar o conteúdo desta página com base nas condições estipuladas pela licença. Não se esqueça de creditar o CCM Saúde (saude.ccm.net) ao utilizar este artigo.