Bacteremia - Definição


Definição de bacteremia

A bacteremia é a presença de bactérias patogênicas no sangue, não sendo necessariamente responsável por sinais clínicos, sobretudo porque essa passagem é transitória. A septicemia, termo cada vez menos utilizado, associa uma bacteremia comprovada (descoberta através do exame de sangue) e manifestações clínicas desta contaminação. A sepse é a reação inflamatória generalizada de origem infecciosa associada a uma temperatura corporal superior a 38 graus, calafrios e suores.

Neste caso, uma cultura com retirada de sangue permite confirmar a bacteremia. A sepse requer um tratamento imediato com antibióticos após o exame de sangue para evitar uma evolução para um choque anafilático, forma grave da bacteremia. Em função dos resultados da cultura, os antibióticos podem ser alterados.

Veja também

Artigo original publicado por DRA. MARNET. Tradução feita por asevere. Última modificação: 26 de dezembro de 2017 às 10:45 por Pedro.CCM.
Este documento, intitulado 'Bacteremia - Definição', está disponível sob a licença Creative Commons. Você pode copiar e/ou modificar o conteúdo desta página com base nas condições estipuladas pela licença. Não se esqueça de creditar o CCM Saúde (saude.ccm.net) ao utilizar este artigo.
Bactérias saprófitas - Definição
Banhoterapia - Definição