a cárie dentária é um problema do dente, que sofre uma alteração do esmalte e depois da dentina, e causa a formação de cavidades no centro do dente e sua destruição progressiva. Terceira patologia mais comum no mundo, ela é de fato muito comum em homens e mulheres de todas as idades, e afeta de forma indiferente caninos, incisivos ou molares. Uma cárie se desenvolve quando as bactérias presentes na placa dentária transformam os resíduos alimentares em substâncias ácidas que atacam o esmalte dos dentes. Os dois principais fatores na origem dessas cáries são uma alimentação rica em açúcar e uma má higiene buco-dentária.
elas variam de acordo com o grau de evolução da cárie. As dores são leves em um primeiro momento, tanto que a cárie permaneça no estádio do esmalte dentário. Quando a dentina (polpa no interior do dente) é atacada dores muito fortes aparecendo, que podem ir até a raiz do dente. As dores se apresentam em mudanças de temperatura em contato com o dente, e uma mancha pode ser vista no dente.
uma consulta ao dentista permitirá diagnosticar uma cárie dentária e uma radiografia poderá mais precisamente detectar os sinais de uma cárie precoce. Esse exame médico deve ser realizado nos primeiros sintomas de dor para assim facilitar o tratamento da cárie.
ele depende do estado de avanço da cárie. Se ela for descoberta cedo, uma limpeza do dente seguida por uma obturação do dente com a ajuda de uma vedação, mais frequentemente hoje em dia um amalgama, serão suficientes. Em revanche, se a cárie é muito profunda e afeta a polpa dentária, será necessário proceder a uma desvitalização do dente sob anestesia local, ou seja, retirar a polpa do dente infectado e depois preenche-lo com um amalgama. Em caso de abcesso ou infecção muito extensa, uma extração do dente pode ser necessária.
É necessário entender bem sobre como cuidar da sua higiene buco-dentária. Isso passa por uma escovação dos dentes no cotidiano para eliminar a placa dentária, idealmente após cada refeição. Isso implica igualmente evitar o abuso de açúcares em particular entre as refeições. Por fim, uma visita anual de rotina" no dentista é fortemente aconselhada.
"