Insuficiência cardíaca direita - Definição

Novembro 2017


Definição de insuficiência cardíaca direita

Insuficiência cardíaca direita é uma incapacidade da parte direita do coração a bombear e propulsionar o sangue de maneira satisfatória. Ela pode ser causada por uma insuficiência cardíaca esquerda, que causa uma insuficiência cardíaca global, mas também a uma doença pulmonar como a broncopneumopatia crônica obstrutiva, insuficiência respiratória crônica, uma anomalia das válvulas cardíacas do coração direito ou um infarto do miocárdio.

A incapacidade de bombear causa um acúmulo de líquido em quantidade do lado direito do coração, nos membros inferiores que causam edemas, um aumento do volume do fígado que se torna sensível e uma hipertensão nas artérias pulmonares. O diagnóstico é frequentemente feito graças a um ecocardiograma.
Publicado por asevere. Última modificação: 8 de dezembro de 2015 às 10:55 por Pedro.CCM.
Este documento, intitulado 'Insuficiência cardíaca direita - Definição', está disponível sob a licença Creative Commons. Você pode copiar e/ou modificar o conteúdo desta página com base nas condições estipuladas pela licença. Não se esqueça de creditar o CCM Saúde (saude.ccm.net) ao utilizar este artigo.