Meninges cerebrais - Definição

Novembro 2017


Definição de meninges cerebrais

Chamamos de meninges cerebrais as três membranas sucessivas que cobrem o sistema nervoso central, no cérebro e na medula espinhal. A meninge mais externa é a mais próxima do osso do crânio, chamada de dura-máter. Abaixo dela está a aracnoide e a mais profunda é a pia-máter. As meninges abrigam, entre a aracnoide e a pia-máter, o líquido cefalorraquidiano ou cerebrospinal, cuja principal função é a proteção do cérebro e redução dos impactos de choques e quedas. Diversas doenças podem afetar as meninges, tais como a meningite, inflamação das meninges geralmente de origem infecciosa, ou a temida hemorragia subaracnoide.

Veja também

Artigo original publicado por Jeff. Tradução feita por asevere. Última modificação: 7 de novembro de 2017 às 14:39 por Pedro.CCM.
Este documento, intitulado 'Meninges cerebrais - Definição', está disponível sob a licença Creative Commons. Você pode copiar e/ou modificar o conteúdo desta página com base nas condições estipuladas pela licença. Não se esqueça de creditar o CCM Saúde (saude.ccm.net) ao utilizar este artigo.