Metabolismo - Definições

Fevereiro 2018


Definições

O termo metabolismo agrupa todos os processos químicos a todas as reações ou outras transformações que ocorrem nas células do organismo. O metabolismo é, habitualmente, composto por dois conjuntos de fenômenos: o anabolismo, que é a transformação de nutrientes em tecidos vivos, e o catabolismo, que é a alteração de outros elementos para produzir a energia necessária para o funcionamento do nosso corpo. As enzimas são proteínas que agem em diversas reações metabólicas e uma deficiência ou anomalia de algumas enzimas são responsáveis pelas doenças chamadas de metabólicas, nas quais a origem genética é a mais frequente.
Artigo original publicado por DRA. MARNET. Tradução feita por asevere. Última modificação: 29 de janeiro de 2018 às 09:59 por Natali_CCM.
Este documento, intitulado 'Metabolismo - Definições', está disponível sob a licença Creative Commons. Você pode copiar e/ou modificar o conteúdo desta página com base nas condições estipuladas pela licença. Não se esqueça de creditar o CCM Saúde (saude.ccm.net) ao utilizar este artigo.
Meningite fulminante - Definição
Micro nódulo pulmonar - Definição