Retite - Definição

Abril 2017


Definição de retite

A retite é uma inflamação do reto, mais precisamente da mucosa retal, parede que reveste o interior desse tubo digestivo. Ela pode ser classificada como aguda (pontual e de resolução rápida) ou crônica (que exige tratamento mais prolongado) e pode se manifestar por dores retais e escoamentos anormais pelo ânus. Seu diagnóstico é estabelecido por uma retoscopia durante consulta com um proctologista ou gastroenterologista, que, com a ajuda de uma mini câmera, poderá visualizar o interior do cólon. A retite possui origens diversas: doença inflamatória crônica do intestino como a retocolite ulcerativa idiopática ou doença de Crohn, origem infecciosa, medicamentosa ou parasitária. O tratamento será definido a partir da determinação da causa do problema.

Veja também

Artigo original publicado por . Tradução feita por asevere. Última modificação: 1 de março de 2017 às 14:18 por Pedro.Saude.
Este documento, intitulado 'Retite - Definição', está disponível sob a licença Creative Commons. Você pode copiar e/ou modificar o conteúdo desta página com base nas condições estipuladas pela licença. Não se esqueça de creditar o CCM Saúde (saude.ccm.net) ao utilizar este artigo.