Lesão (medicina) - Definição

Novembro 2017


Definição de lesão

No jargão médico, lesão é um termo que congrega todas as modificações anormais de um tecido biológico. Ela pode se tratar de um simples corte, queimadura ou ferida. A lesão pode igualmente resultar da ação de um agente patogênico, bem como de um problema metabólico, fisiológico ou imunológico. Em todos os casos, a lesão diz respeito a um dano provocado aos tecidos corporais do paciente. Por fim, vale ressaltar que algumas lesões podem ser provocadas para tratar uma patologia. Por exemplo, a retirada cirúrgica de parte do cérebro é realizada em alguns pacientes que sofrem de epilepsia.
Artigo original publicado por . Tradução feita por asevere. Última modificação: 1 de março de 2017 às 13:31 por Pedro.Saude.
Este documento, intitulado 'Lesão (medicina) - Definição', está disponível sob a licença Creative Commons. Você pode copiar e/ou modificar o conteúdo desta página com base nas condições estipuladas pela licença. Não se esqueça de creditar o CCM Saúde (saude.ccm.net) ao utilizar este artigo.