Úlcera gástrica: sintomas e tratamento

As úlceras gástricas são pequenas feridas que se formam na parede do estômago. O distúrbio é provocado pelos ácidos estomacais, como o ácido clorídrico, que são muito fortes e desgastam a parede do órgão caso haja alguma desregulação no organismo.

Causas da úlcera gástrica

A principal causa das úlceras gástricas é uma infecção pela bactéria Helicobacter pylori, que ataca a parede estomacal. Além disso, o uso constante de medicamentos do tipo aspirina e anti-inflamatório também está ligado ao aparecimento de úlceras, bem como situações de estresse, que aumentam a secreção dos ácidos estomacais. Por fim, fatores genéticos também legam maior predisposição para as úlceras.

Sintomas da úlcera gástrica

Os sintomas mais comuns da úlcera gástrica são a sensação de dor e queimação, principalmente quando o estômago se encontra vazio. Por conta disso, muitos pacientes relatam acordar durante a noite sofrendo com a queimação. Em casos mais graves, também são relatados eventos de vômito com sinais de sangue e fezes escurecidas ou avermelhadas.

Tratamento da úlcera gástrica

O tratamento da úlcera deve ser feito com acompanhamento médico e prescrição de remédios. No entanto, algumas atitudes podem prevenir o surgimento das feridas e são fundamentais para o sucesso do tratamento. É importante fazer refeições mais leves e com intervalos menores, evitar bebidas alcoólicas, refrigerante e café, que estimulam a produção dos ácidos gástricos. O tabaco também aumenta os riscos de úlcera. Também se deve suspender o uso de aspirina e anti-inflamatórios por quem já tem predisposição para a doença.

Dieta para úlcera péptica

Em linhas gerais, um paciente com úlcera gástrica deve adotar uma dieta com baixa quantidade de alimentos industrializados, frituras, carne e porco e embutidos, refrigerantes, café, chá e outras bebidas com cafeína. Por outro lado, a alimentação destas pessoas deve ser baseada no consumo de carnes magras, frutas, verduras e legumes.

Cura da úlcera péptica

A úlcera gástrica tem cura e o tratamento com antiácidos e outras classes de medicamentos - dependendo da causa do problema - costuma garantir a recuperação integral do paciente em poucas semanas.

Foto: © Teguh Mujiono - Shutterstock.com

CCM Saúde é uma publicação informativa realizada por uma equipe de especialistas de saúde.
Este documento, intitulado 'Úlcera gástrica: sintomas e tratamento', está disponível sob a licença Creative Commons. Você pode copiar e/ou modificar o conteúdo desta página com base nas condições estipuladas pela licença. Não se esqueça de creditar o CCM Saúde (saude.ccm.net) ao utilizar este artigo.
Junte-se à comunidade