Queloides: causas e tratamento

Os queloides são cicatrizes em relevo que tendem a se estender pelos tecidos saudáveis ao seu redor e não melhoram de maneira espontânea. O tecido cicatricial segue crescendo para regiões vizinhas após uma lesão. Os queloides tendem a se desenvolver em jovens e são mais comuns em negros e asiáticos. Eles costumam surgir na altura do esterno, parte baixa do rosto e ombros.

Causas do queloide

Os queloides podem se formar após lesões na pele como acne, queimaduras, varicela, perfurações nas orelhas, lacerações pequenas, cortes por cirurgia, vacinas ou traumatismos. O problema é mais comum em pessoas de 10 a 20 anos e a predisposição em formar queloides costuma ser passada de pai para filho.

Aspecto do queloide

Um queloide pode ter coloração amarronzada, vermelha ou rosada. Ele costuma ser protuberante e com bordas claras, provocar coceira e ser bastante sensível ao toque. O queloide fica mais escuro que a pele em caso de exposição ao sol sem uso de filtro solar e tal coloração mais escura pode permanecer se ocorrer no primeiro ano de seu aparecimento.

Diagnóstico do queloide

Normalmente a simples inspeção do médico já determina a formação do queloide. Em alguns casos mais específicos, uma biópsia pode ser feita para descartar a possibilidade da cicatriz se tratar de um tumor ou neoplasia.

Tratamento do queloide

Os queloides geralmente não requerem tratamento. Caso causem mal-estar ao portador, alguns tratamentos reduzem o tamanho da cicatriz. Entre eles estão injeções de corticoides, crioterapia, tratamentos a laser ou radiação, retirada cirúrgica ou uso de pomadas.

Queloide tem cura

Em alguns casos, o tratamento é capaz de eliminar completamente ou manter o queloide em tamanho residual. Porém, qualquer forma de tratamento de queloide pode trazer risco de efeito contrário e a cicatriz aumentar de tamanho.

Prognóstico do queloide

Na grande maioria das vezes, um queloide não representa nada mais que um problema estético. Em caso de surgimento de sintomas associados ao queloide ou aumento de tamanho sem explicação, deve-se consultar um dermatologista.

Prevenção do queloide

Pessoas com queloide devem usar protetor solar abundante e com alto fator de proteção quando se expõem ao sol. Se o queloide for recente, é melhor manter a região protegida do sol. Também há pomadas que previnem a formação de queloide após uma cirurgia ou para prevenir a reaparição da cicatriz depois de um tratamento.

Foto: © Anothai Thiansawang - Shutterstock.com

CCM Saúde é uma publicação informativa realizada por uma equipe de especialistas de saúde.
Veja também
Este documento, intitulado 'Queloides: causas e tratamento', está disponível sob a licença Creative Commons. Você pode copiar e/ou modificar o conteúdo desta página com base nas condições estipuladas pela licença. Não se esqueça de creditar o CCM Saúde (saude.ccm.net) ao utilizar este artigo.
Junte-se à comunidade