Creatina Quinase - Definição

Novembro 2017


Definição de creatina quinase

A creatina quinase (CK) é a nova forma de se chamar a creatina fotoquinase (CPK). A CK é uma enzima, uma proteína necessária às células musculares do organismo para realizar suas diferentes reações químicas. Normalmente, seus níveis no sangue são baixos, e um aumento de sua taxa na corrente sanguínea faz suspeitar de uma patologia de origem muscular. De fato, ela se encontra em níveis altos no caso de destruição do tecido múscular esquelético (rabdomiólise) e em caso de dano do músculo cardíaco, no caso de um infarto do miocárdio. Podemos distinguir três formas principais de CK. A CK-MB (ou CPK-MB) característica das células do coração, a CK-MM (ou CPK-MM) utilizada pelas células dos músculos e, enfim, a CPK-BB no cérebro.

Veja também

Artigo original publicado por Jeff. Tradução feita por asevere. Última modificação: 16 de novembro de 2017 às 16:30 por Natali_CCM.
Este documento, intitulado 'Creatina Quinase - Definição', está disponível sob a licença Creative Commons. Você pode copiar e/ou modificar o conteúdo desta página com base nas condições estipuladas pela licença. Não se esqueça de creditar o CCM Saúde (saude.ccm.net) ao utilizar este artigo.