Creatina fosfoquinase - Definição

Dezembro 2017


Definição de creatina fosfoquinase

A creatina fosfoquinase (CPK), mais comumente chamada de creatina quinase (CK), é uma enzima utilizada exclusivamente pelas células musculares para permitir o funcionamento dos músculos. A concentração de CPK geralmente são baixas no sangue e a sua presença em quantidade anormal revela uma destruição das células musculares.

Essa elevação é encontrada em casos de rabdomiólise, a lise dos músculos de comando voluntário, mas também em casos de infarto do miocárdio. As principais formas de CPK são a CPK-MB (ou CK-MB) destinadas às células cardíacas, a CPK-MM (ou CK-MM) destinadas às células musculares e a CPK-BB (ou CK-BB) destinada às células cerebrais.

Veja também

Artigo original publicado por DRA. MARNET. Tradução feita por asevere. Última modificação: 13 de novembro de 2017 às 15:50 por Pedro.CCM.
Este documento, intitulado 'Creatina fosfoquinase - Definição', está disponível sob a licença Creative Commons. Você pode copiar e/ou modificar o conteúdo desta página com base nas condições estipuladas pela licença. Não se esqueça de creditar o CCM Saúde (saude.ccm.net) ao utilizar este artigo.