Aparelho digestivo: anatomia e funções

O aparelho digestivo é um sistema complexo que tem uma função importante na absorção de nutrientes indispensáveis ao organismo. Saiba como funciona o aparelho digestivo.

Anatomia do aparelho digestivo

O aparelho digestivo é composto por diversos órgãos cuja função é transformar os alimentos para a absorção correta do organismo. O aparelho digestivo é um tubo iniciado na cavidade oral, onde os alimentos são ingeridos, e encerrado na cavidade anal, onde se expelem os dejetos. Internamente, esse tubo é composto pelo esôfago, estômago, intestino grosso, intestino delgado e reto. Há outros órgãos envolvidos nesse processo, como fígado, bile, pâncreas e glândulas salivares.

Como funciona o aparelho digestivo

Mastigação dos alimentos

Os alimentos, ingeridos pela boca, são mastigados e encaminhados ao esôfago. Com a ajuda da saliva e dos dentes, que trituram os alimentos, forma-se o bolo alimentar, composto também por elementos químicos da saliva.

Deglutição dos alimentos

O mecanismo de deglutição assegura o trajeto correto dos alimentos pelo esôfago, assim que o bolo alimentar é formado. Esse processo ativa a sincronização de diversos sistemas, entre eles a língua, o palato e a faringe. Na sequência, o esfíncter esofágico inferior, que atua como uma válvula, transporta o alimento para o estômago.

Passagem dos alimentos pelo estômago

Situado entre o esôfago e o duodeno, o estômago desempenha duas funções essenciais: retenção do bolo e digestão química dos alimentos. Também digere as proteínas e é responsável pela absorção de vitamina B12, essencial para a maturação dos glóbulos vermelhos. Algumas glândulas do estômago permitem a degradação do bolo, que, unido a ácidos gástricos, transforma os alimentos em um líquido chamado quimo, levado ao intestino delgado.

Intestino delgado: absorção de nutrientes

O intestino delgado é composto pelo duodeno, jejuno e íleo. Nesse local, os nutrientes do quimo são expostos a enzimas produzidas pela pâncreas e bile para que o corpo absorva as substâncias nutritivas. A água e outras substâncias indissolúveis, como aminoácidos, glicose, frutose, vitamina C e vitaminas do grupo B passam para a corrente sanguínea, ao passo que as lipossolúveis (vitamina A, D, E, K) e lipídios são absorvidos por via linfática.

Cólon: rejeitos e absorção de água

O cólon, que é a última parte do aparelho digestivo, é responsável por eliminar restos, absorver a água, manter o equilíbrio dos fluidos e a absorção de algumas vitaminas pelo corpo. Os restos alimentares, transformados em fezes, passam pelo cólon e chegam ao reto.

Evacuação das fezes pelo ânus

As fezes passam pelo reto, onde são acumuladas antes de defecação, induzida por um mecanismo de reflexo. Elas saem pela cavidade anal.

Foto: © Alila Medical Media- Shutterstock.com

CCM Saúde é uma publicação informativa realizada por uma equipe de especialistas de saúde.
Veja também
Este documento, intitulado 'Aparelho digestivo: anatomia e funções', está disponível sob a licença Creative Commons. Você pode copiar e/ou modificar o conteúdo desta página com base nas condições estipuladas pela licença. Não se esqueça de creditar o CCM Saúde (saude.ccm.net) ao utilizar este artigo.
Junte-se à comunidade