Ciclo uterino - Definições

Novembro 2017


Definições

O ciclo uterino é o funcionamento cíclico do útero que possui a função de preparar a parede do útero chamada de endométrio, para acolher um eventual embrião em caso de fecundação. O início do ciclo uterino é marcado pela aparição da menstruação que dura geralmente de três a cinco dias. Essa perda sanguínea correspondem descamação da camada superficial do endométrio uterino, rico em vasos sanguíneos. Em seguida, o endométrio engrossa novamente estimulado por secreção hormonal de estrogênio. Depois da evolução, a secreção de progesterona permitem que o endométrio passe pelas últimas mudanças que o deixarão apto a acolher um embrião, se o ovocito for fecundado. Na ausência da fecundação, o ciclo uterino recomeça. A duração média de um ciclo é de 28 dias.

Veja também

Artigo original publicado por Jeff. Tradução feita por asevere. Última modificação: 16 de novembro de 2017 às 16:33 por Natali_CCM.
Este documento, intitulado 'Ciclo uterino - Definições', está disponível sob a licença Creative Commons. Você pode copiar e/ou modificar o conteúdo desta página com base nas condições estipuladas pela licença. Não se esqueça de creditar o CCM Saúde (saude.ccm.net) ao utilizar este artigo.