Glóbulos vermelhos altos e baixos

Junho 2017

O hemograma completo é um dos exames de sangue mais solicitados por médicos de diferentes especialidades, pois ele faz a contagem de diversas células do sangue e mede sua concentração no plasma sanguíneo. Tanto as taxas dos glóbulos vermelhos quanto dos glóbulos brancos e plaquetas são medidas por meio desse exame.


O que são os glóbulos vermelhos

Os glóbulos vermelhos são as células sanguíneas mais numerosas e têm a função de transportar o oxigênio para os pulmões e demais órgãos. O cálculo de sua presença no sangue permite que sejam diagnosticadas doenças como a anemia.

O que é hemoglobina

Cada glóbulo vermelho contém hemoglobina, proteína rica em ferro que transporta oxigênio dos pulmões para o restante dos órgãos, eliminando gás carbônico do organismo. A hemoglobina tem a típica tonalidade vermelha do sangue e possui cerca de 65% das reservas de ferro do organismo.

Taxa normal de hemoglobina

Uma taxa normal de hemoglobina em homens fica entre 13 e 18 g/100 mM, ao passo que, em mulheres, fica entre 11,5 e 15 g/100 ml.

Taxas de glóbulos vermelhos

Os resultados de exames de sangue não são suficientes para diagnosticar com certeza a presença de uma doença. Apenas um especialista, com os resultados, pode definir cada situação. O número total de glóbulos vermelhos varia de 3.5 milhões a 6 milhões por mm3 de sangue. Essa taxa pode variar de acordo com a idade, o sexo, por exemplo, a existência de uma gestação.

Glóbulos vermelhos de crianças

Em recém-nascidos, o número de glóbulos vermelhos é de aproximadamente 5,8 milhões/mm3, ao passo que as taxas de hemoglobina vão de 18 a 20 g/100 ml. Em crianças, os glóbulos vermelhos podem ir de 3,6 a 4,8 milhões e a hemoglobina varia entre 11 e 12 g/100 ml.

Glóbulos vermelhos em homens

Os glóbulos vermelhos presentes em uma pessoa do sexo masculino variam entre 4,5 e 6 milhões/mm3 e a hemoglobina vai de 13 a 18 g/100 ml.

Glóbulos vermelhos em mulheres

Em mulheres, o número de glóbulos vermelhos vai de 4 a 5,4 milhões/mm3 e a hemoglobina é de aproximadamente 14 g/100 ml - número que diminui em caso de gravidez.

Glóbulos vermelhos baixos

Em caso de valores baixos, é possível que a pessoa esteja com uma anemia, associada também a uma redução da hemoglobina.

Glóbulos vermelhos altos

Caso um hemograma aponte que os glóbulos vermelhos estão altos, fala-se de policitemia.

Foto: © Ciprian Stremtan - Shuttertock.com

Veja também

Artigo original publicado por . Tradução feita por Natali.Saude. Última modificação: 5 de maio de 2017 às 15:13 por Pedro.Saude.
Este documento, intitulado 'Glóbulos vermelhos altos e baixos', está disponível sob a licença Creative Commons. Você pode copiar e/ou modificar o conteúdo desta página com base nas condições estipuladas pela licença. Não se esqueça de creditar o CCM Saúde (saude.ccm.net) ao utilizar este artigo.