o tabagismo é uma intoxicação crônica causada pelo consumo de tabaco. Ele representa a primeira causa de doenças crônicas e a segunda causa de mortalidade no mundo. Os cigarros contêm alcatrão, aromas e diversos aditivos, como a nicotina que agem sobre o sistema nervoso central criando assim uma dependência ao tabaco. O tabagismo é ativo ou passivo, qualificando a inalação involuntária da fumaça do tabaco.
os efeitos do tabaco são nefastos e podem ser mortais. O tabaco provoca:
trata-se de determinar o grau de dependência ao tabaco. O diagnóstico é feito após a observação de sinais físicos descritos pelo paciente como uma forte vontade, perda de controle do consumo, sintomas de falta física além de uma irritabilidade em casos de tentativa de interrupção de consumo, transtornos de sono... O teste chamado de Fargerstrom permite avaliar seu grau de dependência.
Uma iniciativa individual pode ser suficiente para parar de fumar. Enquanto isso, é possível procurar a ajuda de um profissional: médico, farmacêutico ou centro de reabilitação ao tabaco, e isso graças a tomada de substâncias nicotínicas, em forma de adesivos, chicletes ou pastilhas. A interrupção do tabaco é benéfica seja qual for o estágio da sua intoxicação e diminui o surgimento de um grande número de doenças.
a melhor prevenção é de não começar a fumar, por isso a necessidade de informar bem as crianças desde pequenas.