Escoamento do mamilo

Faça uma pergunta

Definição

após o parto, uma estimulação hormonal pela prolactina, hormônio secretado pela glândula pituitária situada no cérebro, permite ás glândulas mamárias de secretar o leite necessário à alimentação do recém-nascido. O escoamento do mamilo chamado também de galactorréia, é um escoamento de leite pelo mamilo fora do momento de aleitamento da criança, mas pode igualmente definir um escoamento muito abundante. Esse fenômeno em geral não é inquietante e é causado por uma quantidade muito abundante de prolactina. Esse escoamento do mamilo pode igualmente ser de outra natureza diferente do leite materno.

Manifestações

o aspecto e a natureza do líquido que escoa do mamilo variam:
  • Se o escoamento é leitoso e dos dois seios, trata-se de uma galactorreia natural após o parto ou causada por medicamentos;
  • Se o escoamento afeta apenas um seio ou contêm pus, e um odor desagradável, e acompanhado de febre, vermelhidão e dor, trata-se de uma provável infecção ou mastite;
  • Se o escoamento é causado ou tintado de sangue e afeta apenas um seio, outros exames são necessários para eliminar um potencial tumor.

Diagnóstico

após um escoamento de leite vindo do seio fora do período de aleitamento, um exame biológico permitirá definir a dosagem de prolactina no sangue e portanto descobrir uma hiperprolactinemia. Se a mesma for confirmada, um IRM cerebral para estudar as glândulas na origem da regulagem deste hormônio é necessário. Para os outros tipos de escoamento, outros exames complementares são realizado, em particular um exame de sangue para procurar uma infecção, uma mamografia que é uma radiografia dos seios, às vezes uma IRM ou ultrassom, para detectar possíveis cistos ou tumores benignos ou malignos.

Tratamento

O tratamento depende da causa do escoamento do mamilo. Um tratamento médico é prescrito para regular os transtornos hormonais ou tratar a infecção com a ajuda de antibióticos. Podemos recorrer à cirurgia em caso de presença de cistos e abcessos ou para tratar o tumor responsável pelo escoamento do mamilo.
Dra. Marta Marnet

CCM Saúde é uma publicação informativa realizada por uma equipe de especialistas de saúde e redatores supervisionados pela Dra. Marta Marnet (número de registro 19741 no Colégio de Médicos de Barcelona, Espanha).

Mais informações sobre a equipe do CCM Saúde

Veja também

Publicado por asevere. Última modificação: 16 de dezembro de 2014 às 14:48 por asevere.

Este documento, intitulado 'Escoamento do mamilo', está disponível sob a licença Creative Commons. Você pode copiar e/ou modificar o conteúdo desta página com base nas condições estipuladas pela licença. Não se esqueça de creditar o CCM Saúde (saude.ccm.net) ao utilizar este artigo.