Ritmo circadiano - Definição


Definição de ritmo circadiano

Ritmo circadiano é um elemento do nosso organismo que gera certo número de reações biológicas reguladas por ciclos. Seu centro se situa no hipotálamo, glândula no encéfalo. Falamos também de ciclo circadiano para tratar dos fenômenos cíclicos regidos pelo relógio biológico durante as 24 horas. Ele regula também a temperatura corporal, ciclo do sono e a vontade de dormir à noite. Existe também um ritmo circadiano em alguns hormônios, especialmente o cortisol. Em caso de viagens com mudança de horários, o relógio biológico leva diversos dias para se readaptar às mudanças de luminosidade e de horários.
Artigo original publicado por DRA. MARNET. Tradução feita por asevere. Última modificação: 18 de maio de 2018 às 09:45 por Pedro.CCM.
Este documento, intitulado 'Ritmo circadiano - Definição', está disponível sob a licença Creative Commons. Você pode copiar e/ou modificar o conteúdo desta página com base nas condições estipuladas pela licença. Não se esqueça de creditar o CCM Saúde (saude.ccm.net) ao utilizar este artigo.
Herpes - Definição
Hormônio luteinizante (LH) - Definição