Nervo espinhal - Definição


Definição de nervo espinhal

Os nervos espinhais são um conjunto de nervos que nascem próximos à coluna vertebral, na medula espinhal. Os nervos espinhais possuem às vezes uma raiz sensível e uma raiz motora que permite a contração dos músculos de comando automático. Essas raízes nervosas se dividem em seguida em diferentes nervos periféricos que asseguram a maior parte da inervação do corpo situado acima do pescoço. Os nervos espinhais são opostos aos nervos cranianos que nascem do cérebro. Vale ressaltar que um dos nervos cranianos era chamado de nervo espinhal, mas o seu novo nome é nervo acessório: trata-se da inervação principalmente dos músculos do pescoço.
Artigo original publicado por Jeff. Tradução feita por asevere. Última modificação: 18 de maio de 2018 às 10:48 por Pedro.CCM.
Este documento, intitulado 'Nervo espinhal - Definição', está disponível sob a licença Creative Commons. Você pode copiar e/ou modificar o conteúdo desta página com base nas condições estipuladas pela licença. Não se esqueça de creditar o CCM Saúde (saude.ccm.net) ao utilizar este artigo.
Nervo pneumogástrico - Definição
Nervo simpático - Definição