Nervo pneumogástrico - Definição

Faça uma pergunta

Definição de nervo pneumogástrico

O nervo pneumogástrico é um nervo que responde a diversos apelos: nervo vago, nervo vagal, ou nervo parassimpático. Trata-se de um nervo muito longo e localizado de cada lado do organismo, percorrendo do crânio até o abdômen. Aliás, esse nervo se divide em diversos ramos que asseguram a inervação de músculos e órgãos respiratórios (faringe, laringe, pulmões), coração e do sistema digestivo.


O nervo pneumogástrico assegura principalmente as funções do fígado: motora, dando a ordem a alguns músculos por comando involuntário a se contrair ou relaxar, mas também sensitivo, tornando possíveis as sensações das zonas inervadas. Ele também possui atividade importante no sistema nervoso autônomo ou vegetativo, permitindo a transmissão dos impulsos nervosos responsáveis pelas atividades automáticas de diversos órgãos. Uma hiperatividade deste nervo pode provocar reação vagal (sem gravidade).
Dra. Marta Marnet

CCM Saúde é uma publicação informativa realizada por uma equipe de especialistas de saúde e redatores supervisionados pela Dra. Marta Marnet (número de registro 19741 no Colégio de Médicos de Barcelona, Espanha).

Mais informações sobre a equipe do CCM Saúde

Veja também