Nervo pneumogástrico - Definição


Definição de nervo pneumogástrico

O nervo pneumogástrico é um nervo que responde a diversos apelos: nervo vago, nervo vagal, ou nervo parassimpático. Trata-se de um nervo muito longo e localizado de cada lado do organismo, percorrendo do crânio até o abdômen. Aliás, esse nervo se divide em diversos ramos que asseguram a inervação de músculos e órgãos respiratórios (faringe, laringe, pulmões), coração e do sistema digestivo.

O nervo pneumogástrico assegura principalmente as funções do fígado: motora, dando a ordem a alguns músculos por comando involuntário a se contrair ou relaxar, mas também sensitivo, tornando possíveis as sensações das zonas inervadas. Ele também possui atividade importante no sistema nervoso autônomo ou vegetativo, permitindo a transmissão dos impulsos nervosos responsáveis pelas atividades automáticas de diversos órgãos. Uma hiperatividade deste nervo pode provocar reação vagal (sem gravidade).
Artigo original publicado por Jeff. Tradução feita por asevere. Última modificação: 22 de novembro de 2017 às 14:06 por Pedro.CCM.
Este documento, intitulado 'Nervo pneumogástrico - Definição', está disponível sob a licença Creative Commons. Você pode copiar e/ou modificar o conteúdo desta página com base nas condições estipuladas pela licença. Não se esqueça de creditar o CCM Saúde (saude.ccm.net) ao utilizar este artigo.
Nervo de Arnold - Definição
Nervo espinhal - Definição